saude   / Coronavírus

Variante DELTA: dor de cabeça e corrimento nasal são sintomas da nova cepa da covid-19

A cepa indiana apresenta sintomas específicos e é mais transmissível em relação às outras

Viva Saúde Publicado terça 15 junho, 2021

A cepa indiana apresenta sintomas específicos e é mais transmissível em relação às outras
Veja quais sintomas estão associados à variante Delta da covid-19 - Pixabay

A variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, já chegou em diferentes partes do mundo e é a principal cepa identificada na maioria dos casos no Reino Unido. Estudos constataram que, além de mais transmissível, a cepa indiana apresenta sintomas específicos em relação às outras cepas. 

Um estudo recente, batizado de Zoe Covid Symptom, foi realizado no Reino Unido e identificou que sintomas como tosse, febre e perda de olfato e paladar -- que antes eram os principais apresentados por pacientes da covid-19 -- não são mais tão comuns na cepa Delta, que representa a maioria das infecções no país.

+ VEJA TAMBÉM: Vacinação contra covid-19 por faixa etária é retomada em São Paulo

O professor Tim Spector, que dirige o estudo, disse à BBC britânica que pacientes que se infectam com a cepa indiana apresentam dor de cabeça, dor de garganta e coriza: "Desde o início de maio, observamos os principais sintomas, e eles não são os mesmos"

Embora os sintomas se assemelhem a um forte resfriado, Spector destacou que pessoas que sentirem estes sintomas deve realizar o teste de covid-19 quanto antes porque são mais transmissíveis do que pacientes com outras cepas: "As pessoas podem pensar que acabaram de pegar algum tipo de resfriado sazonal e ainda irem a festas. Elas podem espalhar o vírus para outras seis pessoas. Achamos que isso está alimentando grande parte do problema".

+ VEJA TAMBÉM: Doria antecipa vacinação e promete imunizar toda a população adulta até setembro; veja calendário

Um outro estudo realizado no Reino Unido e publicado na revista científica The Lancet, destacou que a variante delta da covid-19 tem o dobro de chances de resultar em internações dos pacientes infectados do que a cepa alpha, predominante no país no ano passado. 

 

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:39:17 (2616).