saude   / Empatia na pandemia

Empatia com a humanidade: 5 motivos para confiar nas vacinas contra a Covid-19

Muitos ainda desconfiam da segurança dos imunizantes e pretendem não se vacinar

VIVA SAÚDE Publicado sexta 30 julho, 2021

Muitos ainda desconfiam da segurança dos imunizantes e pretendem não se vacinar
O futuro da humanidade depende disso: 5 motivos para confiar nas vacinas contra a Covid-19 - Pexels / @frankmerino

Depois de mais de um ano de pandemia, o Brasil passa por um cenário delicado, já que ainda muitas pessoas estão se infectando ou até sendo internadas por conta da covid-19 - sem falar das novas mutações. 

Desse modo, a imunização contra o vírus é cada vez mais urgente. Em todo o mundo, dezenas de vacinas estão sendo desenvolvidas e a maioria já foi aprovada pelos órgãos da saúde. 

Mesmo assim, muitos ainda desconfiam da segurança desses imunizantes e pretendem não se vacinar.

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS

É preciso confiar em todos os imunizantes e é necessário evitar escolher qual tomar, já que há mais falta do que sobra de vacinas.

Para se sentir mais seguro, confira cinco motivos para confiar nas vacinas contra a Covid-19:

1. Todos os imunizantes que estão sendo aplicados são eficazes

Todas as vacinas que passaram pelo estágio três com sucesso e que estão sendo aplicadas, independentemente da tecnologia que utilizam, são eficazes. Esse percentual precisa ser de pelo menos 50%, de acordo com a OMS.

2. As vacinas são seguras

Deixe de lado as fake news que circulam pelas redes sociais. O maior discurso “fake” foi que as vacinas foram desenvolvidas muito rapidamente, sendo motivo de desconfiança.

Isso foi um discurso simplista já que com muito estudo e força coletiva dos cientistas, muitos testes foram feitos para a segurança dos imunizantes. 

3. As vacinas reduzem as chances do surgimento de novas mutações
Quanto mais o tempo passa sem que as pessoas se vacinem, maiores as chances de que outras mutações de vírus surjam. O comportamento dessas novas variações é imprevisível e pode trazer problemas para toda a humanidade que ainda nem podem ser dimensionados.

4. Os imunizantes são fundamentais para o controle do covid-19

O jeito mais seguro e eficiente de controle do vírus é a vacinação, sendo assim, um maior número de pessoas nem mesmo precisará enfrentar a infecção, e os índices de hospitalização devem cair drasticamente.

5. O futuro da humanidade depende disso

Vacinar-se ou não pode parecer uma escolha individual, mas essa é uma decisão que afeta a saúde coletiva. Por isso, pensando na segurança e eficácia, é necessário também a empatia para pensar no outro que pode ser gravemente afetado pela covid-19.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 19:25:11 (3007).