Publicidade

Dor lombar ou lombalgia: o que é e o que pode causar o desconforto

De acordo com os dados globais 2010 do Global Burden of Disease, a dor lombar, ou lombalgia, resulta em mais incapacidades que qualquer doença; entenda a importância de cuidar da condição

Dor lombar: o que é e o que pode causar o desconforto
Dor lombar: o que é e o que pode causar o desconforto – Freepik/ gpointstudios

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Pode afetar 65% da população todos os anos e até 84% das pessoas podem senti-la em algum momento da vida.

Publicidade

O pico de prevalência da lombalgia está entre 45 – 60 anos, sendo mais frequente em idades mais avançadas.

É uma condição que requer maior atenção, pois se os sintomas não forem tratados corretamente, podem prejudicar muito a qualidade de vida do indivíduo.

DOR LOMBAR: CAUSAS COMUNS

De acordo com o Neurocirurgião, Dr. Thiago Salati, as causas mais comuns incluem tabagismo, levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e fatores emocionais podem agravar o sintoma de dor.

Além desses, sabemos que a herança genética pode ser o principal fator de risco para lombalgia. Hábitos incorretos de postura ao deitar, sentar ou realizar qualquer atividade do dia a dia, no trabalho e lazer podem acarretar em malefícios à coluna.

Publicidade

Ainda de acordo com o especialista, a dor localizada na coluna lombar é o principal sintoma, mas é importante observar outros. Como:

* Dor que se inicia de maneira súbita na região lombar;

* Irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos;

Publicidade

* A dor nas costas é pior que a das coxas;

* A dor se agrava com o movimento, ao sentar-se, parar, levantar objetos ou inclinar-se;

* A dor é aliviada com o repouso e calor;

Publicidade

* Há antecedentes de fatores psicológicos e laborais estressantes;

* Em alguns casos, existe antecedente de lesão mecânica ou história de trauma (com ou sem fratura)

Em qualquer uma dessas ocasiões e, claro, em qualquer sintoma de dor nas costas ou qualquer outro desconforto no corpo, o ideal é procurar um médico para investigar a causa. Apenas um profissional de saúde pode diagnosticar, dar a orientação da prevenção e tratar doenças do corpo. Esteja atento aos incômodos, às dores e às mudanças do seu corpo diariamente.

Publicidade

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

**

Thiago Salati, neurocirurgião, formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, residência médica em neurocirurgia na mesma universidade.

É Médico Assistente do Grupo de Cirurgia da Coluna Vertebral – Disciplina de Neurocirurgia – UNIFESP – preceptor do programa de residência médica em Neurocirurgia e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP).

@clinicasalati

https://linktr.ee/clinicasalati