saude   / Doença de Haff

Doença da urina preta: entenda o que é a síndrome de Haff, quais os sintomas e riscos

Saiba o que é a doença de Haff e como ela afeta o organismo

Viva Saúde Publicado quarta 14 julho, 2021

Saiba o que é a doença de Haff e como ela afeta o organismo
Entenda o que é a doença da urina preta e como ela afeta a saúde - Unsplash/ Robina Weermeijer

Três casos de síndrome de Haff ganharam os noticiários no Brasil recentemente e acendeu um alerta em torno da intoxicação até então pouco conhecida. 

No início deste ano, duas irmãs foram contaminadas com a doença de Haff em Pernambuco após comerem o peixe arabaiana, conhecido como “olho de boi”. As duas irmãs desenvolveram sintomas graves da doença após ingerirem o peixe contaminado e tiveram que ser internadas em um hospital. Uma delas se recuperou, no entanto, a veterinária Priscyla Andrade, de 31 anos, não resistiu e morreu em um hospital do Recife.

Mais recentemente, um outro caso da doença da urina preta deixou a população preocupada depois que uma jovem de 27 anos de Goiás foi diagnosticada com a doença após comer um sashimi de tilápia e de salmão no último dia 23. Kelly Silva está internada em estado grave na UTI depois de passar mal e sentir o enrijecimento dos músculos após comer o peixe cru. 

+++ Ardência vaginal: ginecologista lista possíveis causas para o problema e opções de tratamentos

O que é a doença de Haff

A doença de Haff ou doença da urina preta, como é conhecida popularmente, é uma intoxicação provocada pela ingestão de peixes contaminados. A toxina causadora da doença pode ser encontrada em peixes como tambaqui, badejo, arabaiana ou crustáceos como lagosta, lagostim e camarão que não foram acondicionados corretamente. 

Ao ingerir o peixe contaminado cru ou cozido, o indivíduo pode não sentir cheiro ou sabor estranho porque a toxina não causa mudanças perceptíveis no alimento. No entanto, em pouco tempo, a toxina provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas e libera substâncias dentro dessas fibras no sangue, provocando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins.

+++ Julho Verde: ''Principal avanço no tratamento do câncer nos últimos anos é a imunoterapia'', diz especialista

Sintomas

Um dos principais sintomas que originou o nome popular da doença é a urina com cor de café devido à ação da intoxicação nos rins. De forma repentina, o paciente que ingeriu o alimento também pode sentir extrema rigidez muscular de forma, dores musculares, dor torácica, dificuldade para respirar, dormência, perda de força em todo o corpo. 

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:36:22 (2862).