Publicidade

Quais são os motivos que podem causar o efeito sanfona? Entenda

O personal das famosas Rodrigo Lourenço explica os erros mais comuns de quem sofre com o efeito sanfona

Personal fala da relação do efeito sanfona com a dieta restritiva
Personal fala da relação do efeito sanfona com a dieta restritiva – Freepik/jcomp e Unsplash/Joël Vogt

Quando as pessoas resolvem emagrecer, a primeira coisa que fazem é reduzir drasticamente a alimentação, fazendo uma dieta super restritiva, ou dietas malucas (da sopa; da lua; dos pontos; da proteína…). Além disso, se matriculam na primeira academia e passam horas lá dentro, fazendo aqueles aeróbios intermináveis e todas as atividades possíveis. Se identificou? O personal Rodrigo Lourenço, que já treinou celebridades como Bianca Andrade, Pocah e Carol Nakamura, fala sobre o famoso “efeito sanfona”.

Publicidade

Inicialmente, você pode até perder bastante peso, usando essas estratégias, porém, devido a dietas super restritivas, ocorre um fenômeno no seu corpo chamado Termogênese Adaptativa. Nele, há uma diminuição do metabolismo basal, ou seja, ao invés do seu corpo gastar mais, ele economiza.

Perder peso e emagrecer são coisas totalmente diferentes. Então, a perda de peso falada aqui não está relacionada à perda significativa de gordura, mas sim, à perda de massa magra (mais um fator que contribui para a diminuição do metabolismo).

+++ Alimentação no outono e inverno: 4 dicas para manter a dieta no frio

+++ Alimentos que ajudam a manter a dieta e dia do lixo: Dr. Danilo Everton comenta

Publicidade

DIETA RESTRITA VS EFEITO SANFONA

O efeito sanfona é justamente isso: você não consegue manter a dieta super restrita por muito tempo e acaba “chutando o balde”. Seu metabolismo, em consequência dessas estratégias, está reduzido e lento, e com o passar do tempo, você ganha todos os quilos perdidos (na maioria dos casos, até mais do que tinha inicialmente).

PARA QUEM QUER EMAGRECER: COMO FAZER ISSO DE MANEIRA SUSTENTÁVEL?

  • Mantenha a constância com os treinos, procure um profissional de Educação Física para te auxiliar.
  • Mantenha uma alimentação saudável e balanceada (sem loucuras e restrições). De preferência, procure um Nutricionista para também te auxiliar nesse ponto.

Publicidade