De barras de cereais até alimentos integrais: Veja 10 mitos e verdades sobre emagrecimento
A nutricionista Juliana Vieira desmistifica algumas afirmações quando se trata de emagrecimento; Confira!
A nutricionista Juliana Vieira desmistifica algumas afirmações quando se trata de emagrecimento; Confira!
Quando o assunto é emagrecimento e dieta, muitas pessoas têm dicas e soluções fáceis para passar, mesmo sem conhecimento de fato. São tantas informações, que é muito fácil se perder no que realmente tem comprovação científica.
É preciso filtrar dicas que recebemos de amigos e encontramos nas redes sociais, além de ter a consciência de realizar algo sem pressão estética. Pensando nisso, a nutricionista Juliana Vieira elencou 10 mitos e verdades mais comuns sobre emagrecimento.
1- É preciso comer de três em três horas. MITO!
“Quem defende a tese tem fortes argumentos. A digestão naturalmente queima calorias, logo, o fracionamento ajudaria a manter esse processo a todo vapor. Além disso, não chegaríamos com tanta fome nas refeições principais. Mas, a ciência diz outra coisa. Em 2015, cientistas americanos comandaram uma revisão de 15 estudos que analisavam como a alimentação fracionada impactava no emagrecimento. E apenas um trabalho encontrou relação entre uma coisa e outra“.
2- Beber água ajuda a emagrecer. VERDADE!
“Além de não ter calorias, a ingestão do líquido auxilia no funcionamento das células, ajudando a ativar o metabolismo. Esse processo contribui para a queima de calorias. Também precisamos de água para digerir alimentos, absorver nutrientes, regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas. O ideal é ingerir cerca de 2,5 litros de água por dia“.
3- Chá de hibisco emagrece. MITO!
“Mas é importante ter em mente que, ainda que o chá possa auxiliar no emagrecimento, isso não acontece como uma ação isolada. Definitivamente, não é o chá de hibisco que, por si só, fará com que você emagreça“.
4- No inverno engordamos mais. VERDADE!
“Como o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, é natural que tenhamos o desejo de comer um pouquinho mais. Mas só engordamos se não tivermos nosso acompanhamento nutricional elaborado”.
5- Água de coco é muito calórica. MITO!
“Muito apreciada em todo o Brasil, a água de coco é uma bebida natural e com baixo índice calórico: são apenas 22 calorias a cada 100 ml. Ela é predominantemente composta por água – cerca de 95% – sendo rica em potássio, cálcio, vitaminas, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes. De preferência in natura“.
6- Dormir mal contribui para o ganho de peso. VERDADE!
“Noites mal dormidas causam o aumento de cortisol, o hormônio do estresse, o que contribui no acúmulo da gordura abdominal. Segundo estudos, dormir mal também resulta em uma diminuição da produção de leptina e na ampliação da produção de grelina, o que leva as pessoas a comerem mais e, consequentemente, ganharem mais peso”.
7- Alimentos light são necessários na dieta. MITO!
“Esses alimentos são comuns na dieta de quem deseja perder peso. Mas, apesar da redução calórica em relação aos comuns, eles geralmente contêm maior concentração de sódio e de conservantes. Além disso, não adianta optar por alimentos com menos calorias e continuar com uma dieta hipocalórica”.
“Os alimentos integrais são mais saudáveis por conterem mais fibras, minerais e vitaminas do complexo B, nutrientes que são geralmente eliminados dos refinados. Mas o conteúdo calórico, na maioria das vezes, é equivalente entre eles“.
9- Ingerir carboidratos à noite engorda. MITO!
“No período da noite, o metabolismo fica mais lento, por isso, o consumo de alimentos, quando comparado com as refeições do período do dia, precisa ser menor. Mas essa redução de calorias não precisa ser necessariamente feita pelas fontes de carboidratos. É possível reduzir a quantidade de alimentos fontes de gordura e proteínas para conseguir manter uma restrição calórica no período da noite”.
“Dentre seus principais ingredientes estão açúcar, xarope, maltodextrina e gordura hidrogenada. Por isso, estão longe de serem boas opções para uma dieta saudável, e, inclusive, podem atrapalhar o emagrecimento”.