Crânios de mil anos são encontrados no altar de uma caverna; Veja o dizem pesquisadores

Pesquisadores explicam o que pode ter provocado a morte de mais de 100 pessoas, no período pré-hispânico; Entenda

Pesquisadores descobrem crânios de mil anos
Pesquisadores descobrem crânios de mil anos – Unsplash/Trollinho

Cerca de 150 crânios de seres humanos foram encontrados em uma caverna do estado mexicano de Chiapas. “Acreditando que estavam olhando para uma cena de crime, os investigadores coletaram os ossos e começaram a examiná-los em Tuxtla Gutierrez”, comunicou à Associated Press o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México.

Publicidade

A cena se tratava de pessoas sacrificadas, mas não de um período recente, e sim de cerca de mil anos atrás. De acordo com análise, os fósseis são de 900 e 1200 d.C, ainda na era pré-hispânica. Ainda no aprofundamento do estudo, arqueólogos destacaram a presença de fósseis de três crianças, mas a maioria dos restos se caracterizaram como de mulheres.

+++ Caixão misterioso é encontrado na catedral de Notre-Dame

+++ Nova espécie de piolho-de-cobra recebe nome de Taylor Swift; Entenda

CRÂNIOS ENCONTRADOS EM CAVERNA NÃO POSSUÍAM DENTES

Outra observação dos pesquisadores foi a falta de dentes nesses crânios antigos encontrados. Ainda não se sabe muito bem se eles foram tirados enquanto essas pessoas estavam vivas ou após a morte, mas casos semelhantes já foram analisados em outras cavernas da região.

Publicidade

Aliás, conforme autoridades, a área é conhecida por um triste histórico de “violência e pelo tráfico de imigrantes”. Os crânios pré-hispânicos foram encontrados em 2012, mas apenas no dia 27 de abril os pesquisadores divulgaram o achado e o resultado do estudo de uma década.