saude   / Marca negativa

Coronavírus pode entrar no mesmo "hall" de dengue e gripe, no Brasil!

Autoridades entendem que o mau enfrentamento à pandemia por aqui seja o principal responsável

Viva Saúde Publicado terça 23 fevereiro, 2021

Autoridades entendem que o mau enfrentamento à pandemia por aqui seja o principal responsável
COVID no Brasil - Pixabay

O Brasil antingiu, nesta semana, a triste marca de 10 milhões de casos confirmados, com mais de 200 mil mortes, e infelizmente, os números não são otimistas.

Mesmo com a campanha de vacinação, o ritmo é muito lento para que a pandemia seja controlada, fazendo com que autoridades e estudiosos já comecem a colocar o novo coronavírus no mesmo grupo de doenças como dengue e gripe (influenza).

+++LEIA MAIS: Experimente! Nuggets caseiro muito mais saudável e saboroso do que o de mercado

Isso porque, segundo eles, mesmo que a OMS decrete o final da pandemia, o país tupininquim ainda vai estar longe de ter uma situação controlada com o coronavírus, tendo ainda números alarmantes.

Assim, o novo coronavírus teria potencial de se tornar uma doença endêmica, ou seja, que há uma recorrência de casos, como é, por exemplo a dengue e a gripe do tipo influenza.

O médico epidemiologista Guilherme Werneck, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), em entrevista para a BBC Brasil, falou alguns dos motivos para que isso aconteça: "Começando pelas ações de contrainformação do governo federal, questionando a efetividade de máscaras, vacinas e do distanciamento social, e estimulando o uso de medicamentos ineficazes para prevenção e tratamento da Covid-19. É possível, embora ainda num horizonte distante, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare o fim da pandemia, mas o Brasil continue tendo que lidar com níveis inaceitáveis de transmissão".

 

 

 

 

Último acesso: 08 Mar 2021 - 07:02:51 (1653).