Contato de apenas dez minutos com cachorros alivia depressão, conforme estudo
Além do impacto na saúde mental, estudo mostrou que a companhia com cachorros também ameniza níveis de dor
Além do impacto na saúde mental, estudo mostrou que a companhia com cachorros também ameniza níveis de dor
A companhia de um cachorro é agradável em inúmeros sentidos, e um estudo canadense da Universidade de Saskatchewan comprovou que o contato com esses animais é capaz de aliviar a depressão e ansiedade em apenas dez minutos. Ainda, outro ponto observado pelos cientistas foi de que esta companhia adorável também é capaz de amenizar níveis de dor.
“As descobertas deste estudo contribuem com um conhecimento importante sobre o potencial dos cães de terapia no departamento de emergência para afetar a experiência de dor dos pacientes, além de medidas relacionadas à ansiedade, à depressão e ao bem-estar”, disse, em comunicado, a principal autora do estudo, Colleen Dell.
Os pesquisadores realizaram a análise ao comparar dois grupos de pacientes no Hospital Universitário Royal, em Saskatoon. A divisão foi feita da seguinte forma: enquanto um grupo de 97 participantes tiveram a companhia de um cachorro por dez minutos, o outro, composto por 101 pessoas, não teve nenhum contato com o animal.
Ao serem comparados, os resultados positivos foram mais expressivos entre os voluntários que receberam a visita de um cachorro por dez minutos. 48% relataram uma redução nos sintomas de depressão e 46% em ansiedade. Além disso, 43% também manifestaram uma diminuição em dores. Os achados do estudo foram publicados na PLOS ONE, nesta quarta-feira, 09.