Publicidade

Como abstinência sexual pode afetar mente e corpo?

Existe prazo para sintomas da falta de sexo começam a surgir na mente e também no corpo? Especialista revela e explica como abstinência age nos seres humanos

Existe prazo para sintomas da falta de sexo começam a surgir na mente e também no corpo? Especialista revela
Afirmação de milionário fizeram pesquisas por consequências de falta de sexo dispararam na web – Pexels/Vitaliy Izonin

Uma das buscas mais feitas na internet recentemente é: ficar sem sexo pode afetar a saúde? A pesquisa disparou após o bilionário Elon Musk, para desmentir boatos de um possível caso, afirmar “não faz sexo há séculos”. Logo, especialistas buscaram revelar esse mistério sobre a abstinência sexual e como ela pode afetar a mente e o corpo.

Publicidade

Na verdade, esses “sintomas” surgem, principalmente, quando a pessoa é praticante, saudável e, além disso, gosta de realizar o ato. Assim, as consequências são decorrência do sofrimento e mal-estar que o paciente sofre por não estar praticando.

“Aqueles que não querem fazer sexo por um determinado período, se não estiverem em sofrimento, não precisam se preocupar. O problema é quando se quer fazer, porém, por inúmeros motivos, como falta de oportunidade, de um local adequado ou de um parceiro, não faz e sente a necessidade daquilo. Isso causa um sentimento de vazio, um desejo descontrolado, levando a desfechos negativos”, explica a psiquiatra Carmita Abdo.

Desse modo, esse “desfecho negativo”, como cita a especialista, provoca ansiedade que pode desenvolver até para uma depressão. “São várias as indagações que se passam na cabeça dessa pessoa, que acaba tendo seu quadro de saúde agravado e contribuindo para um maior período sem relações sexuais. Ela começa a se perguntar se é bonita o suficiente ou o porquê de ninguém se interessar por ela a ponto de não querer ir para a cama”, revela.

“Há outros desdobramentos também, como rejeitar contatos sexuais, por não ter tido êxito nas atividades anteriores e querer evitar novos vexames. É uma bola de neve, que vai ficando cada vez maior até explodir em ansiedade, depressão, vulnerabilidade imunológica e doenças físicas”.

Publicidade

Especialista revela prazo em que abstinência sexual começa afetar a mente e o corpo

Mas a partir de que momento os praticantes começam a ser afetados pela falta de sexo? Segundo a psiquiatra, cientistas apontam que essa “data de validade” pode variar.

Alguém com vida sexual ativa, começa a sofrer, portanto, após cerca de 30 dias. Já aqueles que mantêm relações espaçadas em 15 a 20 dias, por exemplo, conseguem ficar até três/quatro meses sem praticar o ato.

Eles concluem, então, que a frequência sexual varia conforme a idade, estilo de vida, saúde e libido. Além disso, como imaginado, ela tende a cair ao longo dos anos.

Publicidade