Suplementos para artrose: ortopedista explica como eles agem nos diferentes graus da doença
Além da suplementação alimentar, muito conhecida, especialista explica uso de suplementos farmacêuticos para artrose
![Além da suplementação alimentar, muito conhecida, especialista explica uso de suplementos farmacêuticos para artrose](https://vivasaudedigital.com.br/wp-content/uploads/2022/08/pexels-towfiqu-barbhuiya-8732779.jpg)
Além da suplementação alimentar, muito conhecida, especialista explica uso de suplementos farmacêuticos para artrose
Para casos de artrose, um dos suplementos mais recomendados é aquele obtido a partir de alimentos. No entanto, essa suplementação nem sempre é a mais efetiva e pode até, em alguns casos, adiar ao invés de solucionar o problema daquele paciente.
Por isso, o médico ortopedista, especialista em quadril e cartilagem, David Gusmão explica como funciona a suplementação para os diversos tipos que acometem as pessoas.
De primeiro momento ele explica: se a suplementação através de alimentos não está trazendo resultados e os sintomas da artrose persistem, uma das alternativas é buscar suplementos farmacêuticos.
“Se a pessoa tomando caldo de osso continua tendo alguns sintomas relacionados à sua artrose, isso pode ser complementado através de suplementos comprados em farmácias ou manipulados também”, explica.
Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e até os produtos beneficamente projetados como os produtos herbais.
Mesmo tendo resultados positivos, seja a alimentar ou farmacêutica, o médico faz questão de alertar que a suplementação para artrose não funciona de um dia para o outro.
“Não é como um passe de mágica. Esses suplementos não conseguem zerar sintomas para quem tem uma artrose avançada, mas aqueles pacientes que têm uma artrose de nível médio se beneficiam muito do uso de suplemento”, afirma.
No entanto, ele garante que ainda existem outras alternativas para esses pacientes mais avançados. “Também é importante lembrar que quando os suplementos por via oral não funcionam pode ser utilizado a suplementação de ácido hialurônico diretamente injetado no quadril guiado por ultrassonografia”, finaliza.
**
Sobre Dr. David Gusmão