saude   / Fruta do bem

Comer um abacate por dia melhora a saúde intestinal, sugere estudo

Além disso, a fruta é rica em fibras dietéticas e ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras saudáveis para o coração

VIVA SAÚDE Publicado quinta 17 dezembro, 2020

Além disso, a fruta é rica em fibras dietéticas e ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras saudáveis para o coração
Comer um abacate por dia melhora a saúde intestinal, sugere estudo - Freepik

O abacate é um alimento rico em fibras dietéticas e ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras saudáveis para o coração, sabia?

Mas além de seus benefícios populares, pessoas que consomem abacates diariamente têm uma abundância de bactérias intestinais que quebram as fibras e produzem metabólitos que auxiliam na saúde intestinal.

Essa foi a conclusão de um estudo publicado no The Journal of Nutrition, cujo objetivo era avaliar o consumo de abacate na microbiota gastrointestinal, além de realizar análises para avaliar as relações entre a microbiota fecal, metabólitos e marcadores de saúde.

+++ VEJA TAMBÉM: B12, a "supervitamina": Saiba o que é e como ela pode ser vital para o organismo

+++ VEJA TAMBÉM: Você sente fome com frequência? Isso pode ser um sinal de que você precisa comer mais proteínas

E, enquanto outras pesquisas sobre o consumo de abacate se concentram na perda de peso, os participantes deste estudo não foram aconselhados a restringir ou alterar o que comiam. Em vez disso, consumiram suas dietas normais, com exceção de substituir uma refeição por dia pela refeição fornecida pelos pesquisadores.

RESULTADOS

Os pesquisadores descobriram que o grupo do abacate consumiu mais calorias do que o grupo controle, porém um pouco mais de gordura foi excretada nas fezes.

"Maior excreção de gordura significa que os participantes da pesquisa estavam absorvendo menos energia dos alimentos que ingeriam. Isso provavelmente se devia às reduções nos ácidos biliares, que são moléculas que nosso sistema digestivo secreta e que nos permitem absorver gordura. Descobrimos que a quantidade dos ácidos biliares nas fezes foram menores e a quantidade de gordura nas fezes foi maior no grupo do abacate", explicou a autora do estudo, Hannah Holscher.

Além disso, um abacate médio fornece cerca de 12 gramas de fibra, o que ajuda a atingir a quantidade recomendada de 28 a 34 gramas de fibra por dia. "Assim como pensamos em refeições saudáveis para o coração, também precisamos pensar em refeições saudáveis para o intestino e como alimentar a microbiota", explicou Holscher.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 06:02:18 (1117).