Publicidade

Você sente fome com frequência? Isso pode ser um sinal de que você precisa comer mais proteínas

Fique atenta a episódios repetitivos de cansaço, já que, além do seu papel na recuperação dos músculos, o nutriente ajuda a estabilizar a glicemia

Você sente fome com frequência? Isso pode ser um sinal de que você precisa comer mais proteínas – Freepik

Quanto você come de proteína diariamente? Você sabia que ela é extremamente fundamental para nosso organismo e bem estar? Precisamos dela para o corpo produzir enzimas e hormônios, acelerar a cicatrização, ajudar o sistema imunológico e ter os elementos necessários à formação de novas células!

Publicidade

E, se você pratica exercícios físicos, é necessário consumir ainda mais proteínas do que quem não faz atividade física pois seu papel é fundamental na recuperação pós-treino.

Também, é importante saber que não adianta tentar seguir o ritmo do seu parceiro na hora de se alimentar. As diferenças nas necessidades proteicas entre homens e mulheres não são totalmente compreendidas pelos pesquisadores. Mas, em geral, as mulheres precisam consumir menos proteínas que os homens por terem, na maior parte das vezes, um porte menor.

Caso você não esteja consumindo este nutriente de forma apropriada para ajudar no reparo e crescimento muscular, esteja certa de que seu organismo enviará alguns sinais. Confira a seguir!

+++ VEJA TAMBÉM: Você sabia? Além de refrescante, água gelada acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer
+++ VEJA TAMBÉM: Entenda mais sobre a cirurgia bariátrica: O que é e para quem é recomendada? 

Publicidade

QUEDAS DE ENERGIA 
Um programa de treino pesado, combinado com a rotina de trabalho e estudos, por exemplo, pode te deixar esgotada. Você começa a se sentir cansada durante o dia – e não consegue muito bem identificar as causas. A resposta pode ser quantidade insuficiente de proteína.

Por isso fique atenta a episódios repetitivos de cansaço, já que, além do seu papel na recuperação, a proteína ajuda a estabilizar a glicemia.

NÃO CONSEGUE GANHAR MASSA MUSCULAR 
Além disso, para muitas pessoas, ganhar massa muscular não é necessariamente uma prioridade. Porém é preciso ter massa magra para melhorar seus treinos e até atividades do dia a dia. Mesmo os exercícios cardiovasculares quebram as fibras musculares. Por isso, é preciso manter um tecido muscular saudável para se ter a energia necessária.

Publicidade

E, a proteína é uma fonte importante de aminoácidos, que fornecem ingredientes para o crescimento da massa magra. Há mais de cinquenta aminoácidos na natureza e, desses, nove são essenciais para o organismo humano.

FOME COM FREQUÊNCIA
Também, a deficiência de proteínas em praticantes de atividades físicas costuma estar relacionada a escolhas alimentares ruins ou dieta desregrada. As boas fontes de proteína para as ativas incluem ovos, carnes magras (como frango e peixe), soro de leite em pó 1 e iogurte natural.
E, as fontes de proteína animal são opções bastante eficientes para atletas, mas os vegetarianos também contam com ótimas opções de grãos e vegetais. Uma refeição com proteína suficiente deve te deixar saciada.

DIFICULDADE DE RECUPERAÇÃO 
Além disso, um plano de treinamento ideal inclui dias de descanso – e até mesmo uma semana inteira de recuperação de vez em quando. E se seus dias de recuperação não são satisfatórios, pode ser que você precise comer mais proteína. Consumi-la no período de duas horas após a atividade física ajuda a garantir que o organismo tenha os recursos necessários para reparar os músculos lesados ou estressados pelos esforços do treino.

Publicidade