Com água contaminada, Paquistão sofre grave surto de cólera

A cólera é provoca por uma bactéria que provoca uma infecção intestinal, e pode evoluir para quadros mais graves

Brasil tem mais de 200 casos de monkeypox
Brasil tem mais de 200 casos de monkeypox – Pexels/Edward Jenner

Diarreia e vômito são sintomas frequentes de um paciente infectado por cólera, como diz a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Vibrio cholerae é a bactéria que causa a doença, em que a transmissão ocorre por meio de água ou alimentos contaminados. Quem está vivendo um surto grave de cólera por conta de água contaminada é o Paquistão.

Publicidade

MILHARES DE PESSOAS ESTÃO INFECTADAS COM CÓLERA, NO PAQUISTÃO

A onda começou a ser registrada na cidade de Pir Koh, em 17 de abril. Desde então, os casos foram aumentando, levando a região central do Paquistão a apresentar milhares de pessoas infectadas por cólera. O cenário pode ter sido desencadeado por duas combinações: a crise hídrica e temperaturas elevadas no Sul da Ásia. A contaminação da água costuma acontecer por fezes ou vômitos de uma pessoa doente.

Conforme a OPAS, caso não seja devidamente tratada, a cólera pode evoluir para um quadro grave caracterizado por desidratação, acidose, colapso circulatório, com choque hipovolêmico e insuficiência renal. Grande parte dos casos são assintomáticos, mas, “pode ocorrer diarreia aquosa profusa de instalação súbita, potencialmente fatal, com evolução rápida (horas) para desidratação grave e diminuição acentuada da pressão sanguínea”.

+++ Por que a raiva humana pode ser fatal? Especialistas explicam

+++ Adenovírus: o que é o agente suspeito de causar surto de hepatite em crianças?

Publicidade

Por conta da seca, uma tubulação enferrujada foi a fonte de água dos moradores de Pir Koh, conforme o relato de um morador da região. A população não está tendo acesso à água potável e, assim, são mais de 2 mil infectados com 6 mortes pela infecção intestinal.