Adenovírus: o que é o agente suspeito de causar surto de hepatite em crianças?

Entenda qual é a gravidade do adenovírus, agente suspeito da hepatite misteriosa em crianças, em que 28 casos da doença estão em investigação no Brasil

Especialista explica o que é o adenovírus
Especialista explica o que é o adenovírus – Pexels/Miguel Á. Padriñán e Unsplash/CDC

Autoridades de saúde do mundo se deparam com um desafio preocupante: encontrar o causador do surto de hepatite em crianças. Ainda não há nada conclusivo, mas dentre as suspeitas está o adenovírus como possível desencadeador da doença. Com mais de 200 casos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já investiga 28 casos suspeitos da hepatite aguda grave em sete estados.

Publicidade

Mas, para entender melhor o que são os adenovírus, a infectologista Dra. Aline Scarabelli explica que se trata de um grupo composto por mais de 50 tipos vírus diferenciados. “Podem causar infecções, geralmente respiratórias, mas, dependendo do tipo podem causar outras doenças, como gastroenterite, conjuntivite e cistite, afirma a médica.

ADENOVÍRUS: AGENTE É CONSIDERADO GRAVE?

Em meio à situação urgente dos casos misteriosos de hepatite infantil, a dúvida que pode surgir é se os adenovírus são graves. A resposta de Scarabelli é: depende. Isso porque, apesar de grande parte das crianças infectadas apresentarem quadros de resfriados, otites e diarreia, a recuperação costuma acontecer sozinha e em pouco tempo, como destaca a infectologista.

Por outro lado, “crianças menores de 2 anos ou com problemas de imunossupressão podem ter o adenovírus se manifestando de maneira mais agressiva, gerando uma infecção grave. Ainda, a médica ressalta que as complicações da infecção pelo agente podem ocorrer com pacientes com o sistema imunológico enfraquecido, doença respiratório ou cardíaca.

+++ OMS considera surto de hepatite em criança como situação urgente

Publicidade

SINTOMAS DE INFECÇÃO POR ADENOVÍRUS

Ao ser infectado por adenovírus, os sinais que não são tão comuns, conforme a Dra. Aline Scarabelli, estão na urina, com o aumento de sua frequência ou dor ao urinar. Já os sintomas mais frequentes que um paciente pode apresentar são:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Coriza ou congestão nasal;
  • Tosse;
  • Vermelhidão e dor nos olhos;
  • Diarreia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor no estômago;
  • Dor de cabeça.

A procura de um médico deve ser feita quando o paciente estiver apresentando os seguintes quadros:

  • Febre alta;
  • Tosse constante;
  • Sistema imunológico debilitado devido a doenças nos últimos 3 meses;
  • Olhos vermelhos;
  • Diarreia, vômitos ou sinais de desidratação.

Apesar da infecção por adenovírus ser mais comum em bebês e crianças pequenas, crianças de qualquer idade estão suscetíveis à doença. “A maioria das crianças deve ter, pelo menos, uma infecção por adenovírus antes dos 10 anos”, diz a médica.

Publicidade

+++ Mãe confunde sintomas de hepatite de criança com prisão de ventre; Caso é exemplo de alerta

COMO O ADENOVÍRUS PODERIA AFETAR O FÍGADO?

A infectologista explica como o adenovírus poderia afetar o fígado: “Apesar de ser um vírus de transmissão por gotículas que acomete principalmente o sistema respiratório, pode provocar a infecção de outros sistemas, como o gastrointestinal e urinário, fazendo com que exista uma hipótese de que possa ser a causa deste surto de infecções agudas no fígado”, explica. Mas é importante ressaltar, como bem lembra Scarabelli, a importância de aguardar as atualizações da OMS sobre o cenário de hepatite em crianças.


Sobre a fonte:

Publicidade

A Dra. Aline Scarabelli é infectologista e consultora médica do Labi Exames.