Publicidade
Estudo de chiclete contra o novo coronavírus – Freepik/freepik

O novo coronavírus desencadeou uma série de estudos na comunidade científica, e uma pesquisa inusitada buscou associar a neutralização do vírus com nada menos que um chiclete. Publicado na revista científica Molecular Therapy no dia 10 de novembro de 2021, os cientistas combinaram a goma de mascar com uma proteína chamada ACE2

Publicidade

Conforme cientistas, a ACE2 facilita a entrada do vírus nas células do organismo humano, e durante o estudo, a proteína foi cultivada em plantas com outro composto para a facilitar a quebra da barreira de mucosa. Depois, esse recurso vegetal foi aplicado em chicletes no sabor canela. 

CHICLETE NEUTRALIZA O VÍRUS

Com amostras de saliva de pacientes com Covid-19, foi observado que a goma de mascar reduziu os níveis do novo coronavírus, o que poderia diminuir a transmissão da doença. Em outro teste, o chiclete mostrou uma capacidade de bloquear o receptor da proteína ACE2 e de se conectar com a proteína spike (presente em outros vírus que foram modificados para o estudo).

“Esse chiclete oferece uma oportunidade de neutralizar o vírus na saliva, nos dando um simples meio de, possivelmente, reduzir a fonte de transmissão de doenças”, disse em comunicado o pesquisador que liderou o estudo, Henry Daniell

Estudo com chiclete para a neutralização do coronavírus
Imagem/Henry Daniell et.al

+++ Surto de gripe: Rio de Janeiro recebe doses de vacina contra a doença

Publicidade

+++ Sem passaporte de vacina, Ministério da Saúde anuncia apenas duas medidas para pessoas que chegarem ao Brasil

É importante lembrar que a pesquisa está em fase inicial e foi realizada em laboratório, sem testes clínicos. Por isso, estudos mais aprofundados precisam ser realizados para analisar, de fato, a eficácia da goma de mascar contra o vírus.

Publicidade