Publicidade

Sem passaporte de vacina, Ministério da Saúde anuncia apenas duas medidas para pessoas que chegarem ao Brasil

A não exigência do passaporte de vacina vai contra recomendação da Anvisa

Ministério da Saúde anuncia medidas sem passaporte de vacina – Freepik/rawpixel.com

Na contramão da recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde não irá exigir o passaporte de vacina para pessoas que entrarem no Brasil. O anúncio foi feito em coletiva nesta terça-feira, 07, com a comunicação de apenas duas medidas contra o avanço do coronavírus.

Publicidade

Para as pessoas que não estão vacinadas, o Ministério declarou que esses turistas deverão apresentar um teste PCR negativo, realizado 72h antes do embarque no voo (medida que já era válida no país). Depois disso, será exigida uma quarentena de cinco dias, seguido de um outro teste PCR e, caso o resultado dê negativo, o viajante estará liberado para circulação no país

Mas a logística para essa fiscalização não foi bem explicada pelo ministro Marcelo Queiroga. “Depois de fazer uma análise, decidimos que, nesse contexto em que estamos espreitados por essa variante Ômicron, que ainda não sabemos o total potencial dela para criar uma nova pressão sob o sistema de saúde, vamos requerer que os indivíduos não vacinados cumpram uma quarentena de cinco dias e, após essa quarentena, eles realizarão o teste. Sendo ele negativo, eles poderão aproveitar todas as belezas do nosso grande Brasil”, disse Queiroga.

+++ Rio de Janeiro acrescenta mais locais para a apresentação do passaporte de vacina

+++ Rio de Janeiro planeja exigir comprovante de vacinação de turistas, durante o carnaval

Publicidade

PASSAPORTE VACINA

Após o pronunciamento do Ministério da Saúde, o governo de São Paulo declarou, nesta quarta-feira, 08, que o estado poderá adotar o passaporte de vacina nos aeroportos se o governo federal não exigir o comprovante até o dia 15 de dezembro

a prefeitura do Rio de Janeiro ampliou, recentemente, a lista de locais que irão exigir o comprovante de vacinação, como salões de beleza e estética, hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, entre outros.

Em Pernambuco, tanto servidores quanto o público, no geral, devem apresentar o comprovante de vacinação para a entrada em órgãos públicos. A medida começou a valer nesta segunda-feira, 06. 

Publicidade