Publicidade

Proibido fumar! Nova Zelândia anuncia lei que impede a venda de cigarros para nascidos depois de 2008

A medida da Nova Zelândia contra o cigarro faz parte da meta do país em diminuir o índice de fumantes para 5%, até 2025

Nova Zelândia proíbe venda de cigarros – Pexels/Every Thing

Em meio a anos de luta contra o cigarro, um país resolveu dar um passo inédito para diminuir – e até mesmo extinguir – drasticamente o ato de fumar entre a sua população: a Nova Zelândia. O projeto anunciado nesta quinta-feira, 09, é justamente para preservar a saúde das pessoas, já que o tabagismo está relacionado com doenças graves, como o câncer. 

Publicidade

Conforme o Ministério da Saúde do país, fumar é a causa de um em cada quatro diagnósticos de câncer na população neozelandesa. Dados da revista The Lancet mostram que só em 2019 o tabagismo foi responsável pela morte de 7,7 milhões de pessoas e, no mesmo ano, 89% dos novos fumantes dependentes tinham cerca de 25 anos. 

Considerando todo esse cenário, a lei que está prevista para ser promulgada em 2022 irá proibir a venda de cigarro para qualquer pessoa nascida após 2008. Para a ministra da Saúde, Ayesha Verrall, o país quer a garantia de que os jovens nunca iniciem o hábito de fumar. 

Mas a medida contra o tabagismo no país não para por aí: o número de cigarros para serem vendidos em estabelecimentos será reduzido de 8 mil para 500. A meta da Nova Zelândia é diminuir o índice de fumantes para 5% até 2025

+++ Disfunção erétil: estudo aponta relação do cigarro eletrônico com condição que pode afetar órgão masculino

Publicidade

+++ Cigarro causa dano grave nos olhos, segundo estudo; saiba como esse processo ocorre

CIGARRO: COMO O ATO DE FUMAR AGE NO ORGANISMO? 

Em vídeo no canal Qualicorp, o médico Dr. Drauzio Varella explica que quando a fumaça do cigarro é aspirada e chega aos pulmões, a nicotina percorre toda a circulação sanguínea até atingir o cérebro e gerar sua ação viciante. “A alta temperatura da fumaça queima as vias aéreas e os pulmões. Além disso, a combustão do cigarro produz partículas de oxigênio chamadas de radicais livres, que oxidam e deterioram os tecidos”

Drauzio ainda fala de um dado preocupante: “Um homem que fuma tem 14 vezes mais probabilidade de morrer de câncer de pulmão do que o não fumante. As mulheres tabagistas, 17 vezes mais”.

Publicidade

Confira mais no vídeo abaixo:

Publicidade