Cerca de 70% de adolescentes recebem nude sem consentimento, conforme estudo

No estudo, meninas adolescentes relataram dificuldade para denunciar o assédio do envio de nudes sem consentimento

Grande parte de adolescentes já receberam nude sem consentimento
Grande parte de adolescentes já receberam nude sem consentimento – Unsplash/Daria Nepriakhina 🇺🇦

Um estudo do Reino Unido mostrou um cenário de alerta que serve para o mundo. Com a participação de 144 meninas entre 11 e 18 anos, todas estudantes de escolas britânicas, a pesquisa constatou que 76% das adolescentes já receberam imagens de pênis sem o consentimento. Conforme a pesquisa, as meninas não se sentiram seguras em realizar denúncias para a escola ou rede social.

Publicidade

Grande parte das imagens enviadas sem solicitação foi feita por desconhecidos, mas também houve relatos de contatos de amigos, garotos que conheceram na internet ou da mesma escola. Ainda, 70% das entrevistadas disseram que já foram pressionadas para enviarem nudes próprias.

ADOLESCENTES SENTEM DIFICULDADES PARA DENÚNCIA DE NUDES SEM CONSENTIMENTO

Publicado na revista científica Sex Roles, o estudo elencou as dificuldades que as adolescentes menores de idade sentiram para a denúncia do assédio. “Os meninos tendem a enviar as imagens sem rosto para esconder sua identidade”.

+++ Vazamento de imagens íntimas afeta saúde mental de mulheres

+++ Crianças e adolescentes que praticam atividades físicas diárias têm mais chances de se tornarem adultos saudáveis

Publicidade

Outra questão apontada foi em relação aos prints: “As meninas não puderam salvar as imagens do Snapchat (rede social para envio de fotos que expiram) porque a plataforma notifica um salvamento de tela para o usuário, o que pode ser visto como incentivo (para o remetente) ou também pode colocar as meninas em risco de mais assédio por parte dos meninos, já que as meninas enfrentaram culpas de vítimas ao denunciar seus colegas, como sendo chamadas de cobra.