Publicidade

Casos de febre de Lassa são registrados no Reino Unido; Um óbito foi confirmado pela doença hemorrágica viral aguda

O vírus Lassa, causador da doença, está na lista dos patógenos de priorização de estudo da OMS

Reino Unido apresenta casos de febre de Lessa – Freepik/kjpargeter

O vírus Lassa encontra-se na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) patógenos que devem ser priorizados para o avanço de estudos e pesquisas, com o intuito de evitar possíveis pandemias. O vírus provoca a chamada febre de Lassa, doença hemorrágica que, em casos graves, pode causar “inchaço facial, fluido na cavidade pulmonar, sangramento da boca, nariz, vagina ou trato gastrointestinal e pressão arterial baixa”, conforme explica OMS. 

Publicidade

Nos últimos dias, autoridades de saúde do Reino Unido anunciaram o registro de três casos da doença, em que um paciente já recebeu alta e outro está internado. Mas, nesta sexta-feira, 11, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) anunciou o falecimento de um dos três pacientes. “Estamos entrando em contato com os indivíduos que tiveram contato próximo com os casos antes da confirmação de sua infecção, para fornecer avaliação, suporte e aconselhamento”, informou a agência.

+++ Dia da Luta contra o Câncer Infantil: Sinais e sintomas não devem ser ignorados

VÍRUS LASSA TEM SEMELHANÇAS COM EBOLA: É MAIS PERIGOSO?

Apesar de o vírus da doença apresentar semelhanças com o vírus que causa o Ebola, ele não chega a ser mais grave, mas a sua identificação precoce é essencial. “O diagnóstico e o tratamento imediato são essenciais. A taxa geral de letalidade é de 1%. Entre os pacientes internados com quadro clínico grave de febre de Lassa, a letalidade é estimada em cerca de 15%”, explica a OMS. Ainda, de acordo com a organização, 80% dos infectados não apresentam sintomas

A OMS destaca também que pessoas sintomáticas podem apresentar sinais de forma gradativa, como febre, fraqueza e mal-estar. Outros sintomas podem parecer com o passar dos dias, como dor de cabeça, dor de gargante e muscular, dor no peito, náusea, vômito, diarreia, tosse e dores abdominais.

Publicidade

+++ Vacina contra Ebola tem longa duração da resposta de anticorpos; Com seis meses, a taxa de imunização é de 95,6%

+++ Fiocruz afirma que atual cenário da pandemia no Brasil é desafiador, mas pode ser visto como ”uma janela de oportunidades”

COMO UMA PESSOA SE CONTAMINA PELO VÍRUS LASSA?

Alimentos ou objetos contaminados por urina ou fezes de ratos infectados com o vírus é uma das maneiras de contrair a doença que provoca a febre de Lassa. Caso uma pessoa já esteja contaminada, ela pode transmitir a doença para outra pessoa por meio de fluidos

Publicidade