Publicidade
China autoriza medicamento da Pfizer contra Covid-19 – Pexels/Anna Shvets

O primeiro medicamento contra Covid-19 disponível no mundo é o Paxlovid, desenvolvida pela Pfizer. Os estudos indicam que o remédio é capaz de reduzir as chances de hospitalizações em 89%. Estados Unidos, Canadá e Japão são alguns dos países que já autorizaram o medicamento e, neste sábado, 12, mais uma nação entrou para essa lista: a China

Publicidade

A Administração Nacional de Produtos Médicos (NMPA) da China autorizou o uso do remédio oral no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus que estejam entre os quadros leve e moderado da doença, com riscos de desenvolveram um agravamento da enfermidade. 

“Este é um marco importante em nossa luta contra a Covid-19”, disse, à Reuters, um dos representantes da farmacêutica. Mas, não houve detalhes sobre como estão sendo realizadas as negociações da compra do medicamento. Com cerca de 87% de sua população vacinada, a China não aprovou o uso de vacinas internacionais. Apenas os imunizantes fabricados em território nacional são ofertados para os chineses. 

+++ Casos de febre de Lassa são registrados no Reino Unido; Um óbito foi confirmado pela doença hemorrágica viral aguda

+++ Milhões de brasileiros estão com a dose de reforço atrasada

Publicidade

MEDICAMENTO DA PFIZER CONTRA COVID-19 AINDA NÃO TEM AUTORIZAÇÃO NO BRASIL

No Brasil, embora a farmacêutica tenha informado que já entrou em contato com o Ministério da Saúde, não há previsões sobre a utilização do medicamento para o tratamento contra Covid-19 no país. O pedido para o uso emergencial do remédio ainda não foi enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Publicidade