Quer se manter saudável e em forma com atividades físicas que podem ser realizadas ao ar livre? Para te ajudar nessa missão consultamos Eid Nogueira, professor de educação física.
Confira a dica de treino para fazer fora da academia!
+++ VEJA TAMBÉM: Preguiça? Aqui não! Veja seis dicas para se exercitar no frio
+++ VEJA TAMBÉM: Relaxe: 4 dicas fundamentais para quem quer meditar no dia-a-dia
1- Agachamento livre
Mantenha a linha dos ombros como referência para a abertura dos pés. Simule o movimento como se fosse sentar, lançando o quadril para trás, até onde se sentir confortável. Contraia o abdome e deixe a coluna ereta. Tenha cuidado para não deixar os joelhos abrirem e ultrapassarem a linha dos pés.
Nogueira explica que por ser um exercício composto, o agachamento livre é considerado um dos mais completos, pois atua em várias regiões do corpo, músculos, estimula a hipertrofia: isquiostibiais, quadríceps, femorais e gêmeos, além de trabalhar os músculos eretores da espinha e reto abdominal.
Faça 3 séries de 15.
2- Avanço contínuo
Adote o exercício para trabalhar os glúteos e o posterior de coxa. Parta da posição inicial, em pé, dê uma passada larga, deixe o joelho da frente com um ângulo de 90° e, o de trás flexionado, indo até próximo ao solo, repita a passada da mesma forma e, assim sucessivamente. Execute 5 passadas para frente e retorne com mais 5 passadas, completando 3 séries.
3- Abdominal Remador
Deite-se no chão, com o corpo todo alinhado e as mãos descansando nas laterais. Levante o tronco e as pernas, até ficar numa posição semelhante a de um canivete. Inspire o ar na subida e solte lentamente na descida. O objetivo é que as mãos se elevem até encontrar os pés, com o corpo formando uma posição semelhante à letra V. Os joelhos podem ser dobrados, se você achar que consegue mais facilmente.
Faça 3 séries de 20 repetições.
4- Burpee
Mantenha os pés alinhados aos ombros. Desça até à posição de agachamento, colocando as mãos no chão, à sua frente. Jogue os pés para trás e fique na posição de flexão; faça uma flexão de braço descendo o peito até o solo. Volte à posição inicial saltando para cima e estendendo os braços. Inicie com 3 a 4 séries de 8 repetições.
5- Flexão de braços
Palmas das mãos e joelhos apoiados no chão, mãos na abertura dos ombros, sustentando seu corpo estendido. No ângulo de 45° ao solo, você vai flexionar e estender os cotovelos. Chegue com o peito o mais próximo possível do chão.
6- Prancha abdominal
Com os cotovelos e a ponta dos pés apoiados no chão, fique com a coluna ereta e abdômen bem contraído. Permaneça nesta posição por até um minuto, repita três vezes. Para finalizar, você pode (e deve) se alongar. Aproveite para relaxar em meio a natureza e preste atenção em sua respiração. Dependendo de seu condicionamento, você pode passar duas vezes pelo circuito, assim, seu gasto calórico será ainda mais elevado.
*Por Kelly Miyazzato | Agradecimentos ao Eid Nogueira, professor de educação física da Smart Fit | Adaptação Yasmin Salem