Publicidade

Relaxe: 4 dicas fundamentais para quem quer meditar no dia-a-dia

A técnica vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos, mas ainda aparecem muitas dúvidas sobre a sua prática

Dicas para meditar no dia-a-dia – Pixabay

A meditação é uma prática milenar que busca o autoconhecimento e o relaxamento de seu corpo, através da concentração e também da respiração.

Publicidade

Diversos estudos mostram os benefícios desta prática contra ansiedade, depressão, insônia e diversos outras doenças, mas o certo é que meditar melhora, e muito, a qualidade de vida.

Existem diversas técnicas para meditar e alcançar o objetivo de deixar a mente quieta, sob controle, calma e organizada.

Para ajudar com as dicas para meditar, o professor de yoga, Wladmir Pimentel, deu quatro dicas fundamentais para quem quer começar essa prática.

QUATRO DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR:

Publicidade

 POSIÇÃO

Fique atento a posição em que você usa para meditar. Tente achar uma em que você se sinta confortável. Ao acordar, sente-se com as pernas cruzadas numa posição estável e confortável. As mãos devem ficar descansadas sobre as pernas, joelhos ou pés (de acordo com a posição em que você estiver). Mantenha as costas retas e relaxe os ombros e músculos da face.

RESPIRAÇÃO

Publicidade

Comece a observar a sua respiração e, aos poucos, respire de forma lenta e suave, sempre pelo nariz, para poder soltar o ar de forma controlada.

CONCENTRAÇÃO

Cada vez que você perceber que sua mente foi tomada por algum pensamento, a dica é deixar esse pensamento para depois e voltar a observar a sua respiração.

Publicidade

FOCO

Uma das dicas para meditar é manter o seu foco. Se precisar, conte a respiração em 4 segundos e mantenha a mente focada no ponto entre as sobrancelhas.

Para sentir os benefícios da meditação em sua vida, faça com que a prática se torne rotineira. Repita o exercício todas as manhãs durante 15 ou 20 minutos, aumentando esse tempo aos poucos. Você irá perceber que terá muito mais saúde e energia.

Publicidade

Mas sempre vale ressaltar: Tente procurar sempre o auxílio de um profissional da área.

*Por: Isis Fonseca / Adaptação: Marcello Sapio*