Canabidiol e ansiedade: tratamento reduz transtorno em até 50% nos jovens

Resposta promissora! Segundo estudo australiano, pacientes tiveram melhora significativa dos sitnomas após 12 semanas de tratamento

Segundo estudo australiano, pacientes tiveram melhora significativa dos sintomas de ansiedade após 12 semanas de tratamento com canabidiol
Estudo melhorou sintomas de pacientes em até 12 semanas – Pexels/Kindel Media

Pesquisadores do instituto australiano Orygen revelaram um tratamento promissor para jovens com transtorno de ansiedade: canabidiol. Segundo os resultados da pesquisa, o uso medicinal cannabis reduz em até 50% a doença.

Publicidade

O estudo partiu da análise de 31 casos, de pacientes entre 12 e 25 anos. Além disso, todos não tiveram sucesso com outros tratamentos disponíveis para ansiedade. Desde então, com o uso controlado, eles começaram a apresentar uma significativa melhora de seus sintomas, diferente do que acontecia com os outros medicamentos.

“Os jovens tiveram menos ataques de pânico e puderam fazer coisas que antes não podiam fazer”, celebra Paul Amminger, um dos autores do estudo. “Eles puderam sair de casa, ir à escola, participar de situações sociais, comer em restaurantes, usar transporte público ou comparecer a consultas sozinhos”.

Por fim, os responsáveis pelo estudo destacam que  a cannabis medicinal também surge como uma alternativa com poucos efeitos colaterais, diferente dos outros tratamentos disponíveis. Eles agora pretendem expandir o estudo e realizar os testes em mais pacientes.

Canabidiol: além de ansiedade, tratamento também já provou eficácia contra insônia

Segundo Pedro Alvarenga, médico da Ease Labs, grupo empresarial especializado em produtos à base de cannabis para uso medicinal, as últimas pesquisas indicam que a administração do CBD melhora a qualidade do sono, portanto, auxiliando nesses distúrbios. “Em pesquisas observacionais é possível perceber que o tratamento com canabidiol é promissor nos transtornos de ansiedade e sono, sem efeitos colaterais relevantes”, destaca o médico.

Publicidade

Um estudo da Universidade do Estado do Colorado, de 2019, então, mostrou que após um mês de terapia com o canabidiol, 2/3 dos 103 pacientes apresentaram redução da insônia. A continuidade do tratamento identificou, portanto, no segundo mês de tratamento, uma nova melhora no quadro de perda de sono desses pacientes.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade