Bruxismo: cerca de 85% dos brasileiros sofrem com apertamento de dentes durante o dia

Um estudo destacou um cenário grave de bruxismo entre os brasileiros, com apertamento e ranger de dentes

Estudo mostra sintomas de bruxismo entre os brasileiros – Freepik/wayhomestudio

O estado psicológico da população, em escala global, foi duramente afetado durante a pandemia. O bruxismo é uma das consequências dessa grande carga de estresse, e foi justamente essa condição que a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e o Instituto Neurológico de Curitiba (INC) resolveram analisar entre os brasileiros. 

Publicidade

Por meio do preenchimento de 1.476 formulários, os pesquisadores coletaram os dados entre maio a agosto de 2020. Com isso, foram observados sintomas como ranger e apertamento de dentes, além de uma análise sobre a qualidade de vida e autocompaixão entre os entrevistados. 

+++ Fiocruz aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças

+++ Banco genômico de idosos no Brasil irá permitir uma melhor identificação de doenças genéticas

CERCA DE 85% DOS BRASILEIRO APERTAM OS DENTES DURANTE O DIA

Publicado na última sexta-feira, 04, na revista Brazilian Journal of Pain (BrJP), o estudo fez os cientistas detectarem um cenário agravante do quadro de bruxismo. Primeiramente, 100% dos participantes destacaram nervosismo e estresse em meio ao isolamento social e, grande parte dos entrevistados relataram sofrer com apertamento de dentes até mesmo durante o dia (85,70%). Ainda, 71,41% dos participantes – o equivalente a 1.054 – declararam apresentar tanto o apertamento quanto o ranger dos dentes

Publicidade

Além disso, os entrevistados também relataram sintomas ao acordar19,58% deles disseram sentir fadiga ou dores nos músculos do rosto e cerca de 21% indicaram fadiga muscular e desconforto na arcada dentária. “O afastamento social induzido pela pandemia de COVID-19 pode ter causado pior bem-estar dos indivíduos e menor autocompaixão, pontuaram os pesquisadores.