Publicidade
Orégano é fonte de tempero e de chá – Freepik/zirconicusso

Se existe um tempero clássico muito utilizado na cozinha e que é responsável por deixar muitos pratos saborosos, é o orégano. Aliás, esse é um ingrediente com aquele aroma que todo mundo gosta é perfeito para substituir o sal e ajudar pessoas hipertensas a diminuírem sua quantidade na alimentação, conforme um estudo feito pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP).

Publicidade

Vários estudos falam sobre os benefícios do orégano. Uma pesquisa feita pela Universidade Aristóteles de Salónica, na Grécia mostra a erva é rica em antioxidantes, enquanto um estudo da Universidade de Medicina de Lodz, na Polônia, constatou que o óleo essencial de orégano inibiu o crescimento das bactérias Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. Por ser, então, antibacteriano, a nutricionista Tatiana Zanin, no vídeo “Benefícios do ORÉGANO”, no canal Tua Saúde, diz que o ingrediente pode ser usado até mesmo como auxílio quando uma pessoa é acometida por amigdalite.

+++ Ovo mexido sem ovo? Veja como fazer a receita clássica com outros ingredientes

+++ Pronto em dez minutos! Veja como fazer uma saborosa receita de ricota com tofu

Mas saiba que essa especiaria originária do Mediterrâneo é muito mais do que um tempero, pois há outras possibilidades de usá-la, inclusive para um chá. Em vídeo no canal Nhac GNT, Alana Rox fala que um dos benefícios do orégano é o auxílio em dores musculares, em que o seu consumo frequente ajuda nas cólicas menstruais.

Publicidade

Preparar a infusão desse ingrediente tão benéfico para o organismo é rápido e simples, basta ter em mãos 2 colheres de sopa de folhas de orégano frescas ou desidratadas e 1 xícara de água. O modo de preparo não tem segredo: deixe a água ferver, adicione as folhas e deixe abafar por até cinco minutos. Depois, é só deixar esfriar e beber o seu chá de orégano. 

Confira mais no canal Nhac GNT:

Publicidade