saude   / Diagnóstico

Autismo: Como o diagnóstico apenas na fase adulta pode interferir na vida da pessoa?

Muita das vezes, esse diagnóstico é dado nos primeiros meses de vida. Mas e quando a confirmação vem na fase adulta? Tem alguma diferença?

VIVA SAÚDE Publicado sexta 9 outubro, 2020

Muita das vezes, esse diagnóstico é dado nos primeiros meses de vida. Mas e quando a confirmação vem na fase adulta? Tem alguma diferença?
Autismo - Pixabay

O autismo, Transtorno do Espectro Autista (TEA), muita das vezes é diagnosticado na infância, logo nos primeiro meses de vida, ou em alguns casos mais raros, nos primeiros anos.

Mas acredite, tem casos de que o diagnóstico de autismo só é confirmado quando a pessoa está na fase adulta. Mas será que isso interfere no modo em que a pessoa vive?

+++LEIA MAIS: Banhos muito quentes, não! Fique livre da pele seca e descascada no frio com essas dicas de ouro; Veja

Antes de tudo, vale lembrar ainda não tem uma definição científica sobre o que causa o autismo, mas há um conscenso que podem ocorrer por vários fatores, desde a parte genética até estresses durante a gravidez.

Porém, ainda uma das maiores barreiras que pessoas com TEA enfrentam é o preconceito. Muito se acredita que essas pessoas são isoladas, caladas, e que são dependentes, mas, nem de longe essa é a verdade absoluta.

Muito porque o autismo é dividido em fases, do mais leve ao mais grave, então dependendo do grau, a pessoa consegue viver uma vida sem quaisquer limitações sociais.

DIAGNÓSTICO EM ADULTOS

Como dito, essas fases do TEA, principalmente as mais leves, fazem com que o diagnóstico, as vezes, se confunda com algum déficit de atenção ou uma hiperatividade, por exemplo.

Mas, independendo da fase do diagnóstico, seja ele quando criança ou adulto, não há nenhuma complicação ou agravamento do quadro.

Porém, é importante ressaltar que, assim que feito e confirmado o diagnóstico, precisa ser feito um acompanhamento constantes com psiquiátras e psicólogos, para ver como a condição vai se comportando.

Último acesso: 03 Dec 2020 - 06:54:25 (531).