beleza   / Cútis cuidada

Banhos muito quentes, não! Fique livre da pele seca e descascada no frio com essas dicas de ouro; Veja

A cútis perde mais de 25% da capacidade de manter a umidade nas baixas temperaturas

VIVA SAÚDE Publicado sexta 9 outubro, 2020

A cútis perde mais de 25% da capacidade de manter a umidade nas baixas temperaturas
Banhos muito quentes, não! Fique livre da pele seca e descascada com essas dicas de ouro; Veja - Freepik

Nos dias em que a temperatura cai a gente logo sente os efeitos na pele, não é mesmo? A ciência ainda prova isso: a cútis perde mais de 25% da capacidade de manter a umidade no frio.

Isso ocorre já que as baixas temperaturas inibem a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas – a menor produção de sebo (gordura) e suor diminui o teor lipídico e hídrico. 

Além disso, a pele tem um gasto energético considerável para manter a temperatura corpórea nas estações frias e, pra piorar, a gente ainda faz muita coisa errada. Sabe aquele banho quente maravilhoso? Ele acaba com a pele! 

Por esses motivos separamos algumas dicas para saber exatamente o que fazer e, o que evitar se sua pele esta seca e descascada. Veja:

+++ VEJA TAMBÉM: Hidratar, proteger e evitar produtos químicos são o segredo para sempre ter mãos e pés jovens; Veja mais
+++ VEJA TAMBÉM: Protetor solar: Realmente devo reaplicar a cada duas horas? Veja as respostas para as maiores dúvidas sobre esse assunto


Fique de olho no sabonete e no "esfrega esfrega"

Prefira sabonetes líquidos, suaves, que tenham pH mais neutro e próximo da pele (5,5). Não use buchas, produtos adstringentes ou qualquer um que remova a gordura da pele.


Hidrate o corpo úmido

Aplique o hidratante corporal assim que sair do banho, quando a pele ainda está úmida e o vapor está no ambiente. Isso faz com que a absorção seja mais rápida e eficaz.


Mude sua rotina de banho

Quando o tempo está insuportavelmente frio, é tentador tomar um longo banho quente para ajudá-la a esquecer o clima do lado de fora. Infelizmente, isso torna o peeling pior fazendo com que a pele seque e fique escamosa. Em vez disso, tome um banho curto e use água morna ao invés de muito quente.


Invista em um umidificador

Os umidificadores não são apenas para meses secos de inverno. Eles são, na verdade, uma arma secreta que você pode usar durante todo o ano para combater o descascamento. Semelhante a aquecedores, ar condicionado também esgota o ar de umidade. Então, o uso de um umidificador é interessante sempre que você estiver se sentindo um pouco seca como medida preventiva.


Beba muita água

Tomar bastante líquido ajuda a manter o manto hídrico cutâneo equilibrado.

Último acesso: 27 Oct 2020 - 08:50:55 (525).