Ator de ”007” e ”Shaft” morre, aos 83 anos, após lutar contra doença

O ator Tommy Lane enfrentava doença pulmonar obstrutiva crônica, mas não resistiu

Ator de ”007” morre – Foto: Reprodução

O universo cinematográfico perdeu mais uma de suas estrelas: o ator Tommy Lane, que atuou em filmes clássicos como Shaft (1971) e Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973). O artista faleceu nesta segunda-feira, 29 de novembro de 2021, aos 83 anos de idade, após luta contra doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Publicidade

A informação foi confirmada por sua filha, Kamala Lane, e o ator, que estava internado no Florida Medical Center, na cidade de Fort Lauderdale, Estados Unidos, deixa esposa Raquel Bastias-Lane e sete filhos.

+++ Atriz da série ”Anne With an E” faz cirurgia para a retirada dos seios, aos 19 anos

+++ Nanda Costa declara ter sofrido com pré-eclâmpsia na gestação: ”Nasci mãe no susto”; Confira o que é a doença e seus riscos na gravidez

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

De acordo com o Ministério da Saúde, a principal causa da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o tabagismo. Com a obstrução crônica de vias aéreas inferiores, a doença apresenta sintomas como: tosse, expectoração crônicos, sons de chiados ao respirar e falta de ar

Publicidade

“Você fuma durante anos, e aí começa a apresentar esse quadro característico que evolui com falta de ar, no início uma falta de ar quando você faz esforços maiores, como subir escadas, e depois essa falta de ar vai se acentuando para esforços menores”, diz Drauzio Varella em vídeo sobre a doença no seu canal do YouTube.

O médico ainda aponta dados de que, no Brasil, aproximadamente 40 mil pessoas morrem anualmente devido à doença. “A estimativa é de que exista 6 milhões de brasileiros nessa condição”.  

Mais da metade dos brasileiros não sabem o que é a enfermidade, conforme a pesquisa Panorama da Saúde Respiratória do Brasileiro, feita com 2.010 em 2015, em que 55% dos entrevistados afirmaram não ter conhecimento da DPOC. 

Publicidade

Confira mais no vídeo abaixo:

CARREIRA DO ATOR TOMMY LANE

Além desses sucessos, Tommy Lane também integrou clássicos como Rififi no Harlem (1970) e A Grande Jogada (1983). Além disso, a paixão do ator não era só pelo cinema, mas também pela música, em especial o jazz, em que tocava instrumentos como o trompete. O seu último trabalho foi no filme Sweat, em 2007.

Publicidade