Publicidade

Após alta nos casos de covid, Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras

A orientação foi feita por meio da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde, já que, nos últimos dias, a média móvel de casos teve um aumento de 120%

Após alta nos casos de covid, Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras
Após alta nos casos de covid, Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras – Foto de August de Richelieu no Pexels

Nesse domingo, 13 de novembro, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, após alguns meses, o uso de máscaras de proteção contra a covid-19, principalmente para pessoas de grupos de risco e idosos.

Publicidade

A orientação veio após a alta no número de casos do coronavírus nas últimas semanas e a circulação de novas linhagens da variante Ômicron, com ênfase na sublinhagem BQ.1.

Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras após alta nos casos de covid

Entre os dias 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 novos casos e 314 mortes causadas pela covid-19. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários. Esse número representa um aumento de 120% quando pegamos como referência a semana anterior, marcada com 8.448 casos.

É indicado usar as máscaras de proteção principalmente as pessoas que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, aglomeração e hospitais.

Os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento e, quem tiver contato com uma pessoa positivada, deve se atentar ao surgimento de quaisquer sintomas.

Publicidade

É importante ter o esquema vacinal completo (com, pelo menos, 2 doses de reforço aos adultos maiores de 18 anos), além da lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão.