Publicidade

O que é scab hair e como tratá-lo? Profissional dá dicas

Cabeleireira tira todas as dúvidas sobre scab hair: quando acontece, como identificar e qual tratamento é necessário?

O que é scab hair e como tratá-lo? Profissional dá dicas
O que é scab hair e como tratá-lo? Profissional dá dicas – Freepik

Você já chegou a notar alguns fios, em algumas regiões, que não definem direito, mesmo que sua finalização seja a melhor? Isso tem, sim, um nome: scab hair. Ele acontece quando mesmo finalizado e tratado de forma correta, a parte do centro do seu cabelo continua diferente do resto. A cabeleireira Janny Mota tirou algumas dúvidas sobre a condição:

Publicidade

Scab hair: como tratar?

O que é scab hair? “É um cabelo com textura grossa e áspera, são fios sem cicatrização”.

Como ele ocorre? “Ele acontece ao fazer química, principalmente a que chamamos de “alcalinas”, ou seja, aquelas que agridem mais os fios, como relaxamentos e alguns outros. Ao terem contato com o couro cabeludo, afeta as glândulas sebáceas, fazendo com o que os fios já nasçam sem forma e sem a oleosidade natural”.

Como tratar? “Pelo fato de que o cabelo já nasce assim, de ser algo desde o começo, o tratamento precisa ser 100%, ou seja, nos fios e no couro cabeludo. E é importante tratar o couro cabeludo para que não haja mais a possibilidade dos fios nascerem assim”.

A cabeleireira explica que o couro cabeludo precisa de óleo vegetal. Passe de 15 a 20 minutos antes de tomar banho ou lavar massageando, e, ao enxaguar, faça massagem também. Já nos fios, faça umectação 1x a cada 15 dias, no mínimo, e pode usar uma touca térmica para ter um resultado melhor. Não tenha medo de usar os finalizadores que tenham mais óleos em sua composição também!

Publicidade

Como impedir que aconteça? “Cuidado com a química! Evite, principalmente, aquelas alcalinas, porque são as mais fortes. Por exemplo: relaxamento, permanente e soltura dos seus cachos”.

Caso faça, não aplique no couro cabeludo! Evite fontes de calor perto do couro cabeludo, como secador e chapinha. Use os shampoos certos e adequados para o seu tipo de couro cabeludo: oleoso, normal ou seco. É importante manter o equilíbrio sempre.

Publicidade