Publicidade

Yasmin Brunet fala sobre estresse pós-traumático. ”É como se dentro da minha cabeça eu tivesse meu pior inimigo”

A modelo Yasmin Brunet fez uma importante reflexão sobre saúde mental e traumas que podem desencadear transtorno do estresse pós-traumático

Yasmin Brunet fala sobre saúde mental – Instagram/yasminbrunet

Casos de violência ou até mesmo pandemias e catástrofes naturais são responsáveis por desencadear um dos distúrbios de ansiedade, chamado transtorno do estresse pós-traumático  (TEPT). E esse foi um dos assuntos abordados pela modelo Yasmin Brunet, ao falar em stories no seu Instagram, nesta terça-feira, 18, sobre saúde mental. 

Publicidade

“Para todas vocês lidando com trauma: minha vontade é de dar uma medalha para vocês por conseguirem acordar todos os dias”, disse a modelo. O Manuais MSD, uma plataforma de informações médicas, aponta que 4% dos adultos ao redor do mundo sofrem com TEPT, anualmente.

Aos 33 anos, Yasmin Brunet alertou que traumas não devem ser tratados de qualquer maneira. “A gente tem que começar a levar a saúde mental mais a sério. Porque o que a gente viveu no passado e carrega até hoje, muitas vezes nos assombra”, desabafou. 

Ela ainda elogia e apoia pessoas que possuem algum tipo de trauma e conseguem viver, mesmo depois de tudo que passou. “Só quem tem estresse pós-traumático sabe a batalha diária que é. Só quem tem ansiedade sabe a batalha diária que é. Só quem tem depressão sabe a batalha diária que é”, disse a modelo. 

+++ Felipe Neto, Juju Salimeni e mais: sintomas de depressão afetam 5,9% dos brasileiros

Publicidade

Como ressaltou Yasmin, viver com um transtorno não é algo simples e fácil. Em vídeo no canal NeurologiaePsiquiatria TV, a psiquiatra Dra. Maria Fernanda Caliani explica que, em casos que geram estresse pós-traumático, “quando uma pessoa se recorda do ocorrido, ela revive esse episódio como se estivesse acontecendo naquele mesmo momento, tendo o mesmo sofrimento”

Publicidade

Um exemplo é quando se fala desse contexto estressante de pandemia. Um estudo realizado na Inglaterra, pela University College London, mostrou que 30% das pessoas que vivenciaram surtos de doenças graves no passado desenvolveram TEPT

+++ Profissionais da saúde possuem índices elevados de quadros depressivos e pensamentos suicidas

Publicidade

+++ Monica Benini revela queda de cabelo após o parto. Como os fios da mulher são afetados no puerpério?

YASMIN BRUNET RELATA COMO SE SENTE E MANDA MENSAGEM DE APOIO PARA QUEM SOFRE COM TRANSTORNOS

Em relato, Yasmin Brunet busca descrever como se sente em episódios de abalo psicológico. “As coisas que às vezes sinto, não desejo para ninguém. A forma que eu vejo as coisas, muitas vezes, não desejo para ninguém. É como se dentro da minha cabeça eu tivesse meu pior inimigo

Nesses momentos, muitas vezes a pessoa pode se sentir sozinha, mas a modelo escreveu um recado importante para quem sofre com transtornos: “Eu quero que você saiba que não precisa se sentir completamente isolado do mundo, sem lugar para se encaixar e ainda pensar que ninguém te entende porque ninguém sente isso”

Publicidade

A modelo ainda completa com uma mensagem de carinho e apoio: “Eu te entendo. Eu te vejo. E desejo do fundo do meu coração, com todo amor que eu tenho dentro de mim, que você se livre de tudo isso e viva em paz e felicidade todos os dias”.

Yasmin Brunet fala sobre saúde mental
Reprodução/Instagram/yasminbrunet