Publicidade

Violência obstétrica: entenda o caso sofrido por Shantal durante parto de sua filha. ”Me xingava o trabalho de parto inteiro”

Em áudios vazados, a influenciadora Shantal relatou ter sofrido violência obstétrica por médico que realizou seu parto

Shantal relata violência obstétrica – Instagram/shantal

Áudios vazados de Shantal Verdelho tomaram conta da internet por apresentar um relato de que a influenciadora foi vítima de violência obstétrica durante o parto de sua segunda gravidez da pequena Dômica, em setembro. Na conversa, Shantal conta como foi tratada pelo médico obstetra Renato Kalil, em meio a palavrões e exposição de imagens íntimas para seu marido, Mateus Verdelho, e outras pessoas. 

Publicidade

Ao descrever o ocorrido em áudio, Shantal disse que foi horrível rever a cena. “Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xingava o trabalho de parto inteiro. Ele fala ‘Porra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra’”.

Ainda, a influenciadora conta como foi exposta e ainda mais constrangida no momento do parto de sua filha. “Ele chamou meu marido e falou: ‘Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela’. Ele falava de um jeito como ‘olha aí, onde você faz sexo, tá tudo fodido’. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido”

Conforme relato de Shantal, o médico Renato Kalil chegou a falar de sua parte íntima para terceiros: “Ele quebrou o sigilo médico. Descobri que falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo ‘Ficou arregaçada, se não tiver episiotomia, você vai ficar igual’”.

Segundo o estudo “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, 1 em cada 4 mulheres sofrem algum tipo de violência obstétrica. Ainda, o artigo A cor da dor: iniquidades raciais na atenção pré-natal e ao parto no Brasil (2017) mostra que as mulheres negras são as que mais sofrem no parto

Publicidade

+++ Nanda Costa declara ter sofrido com pré-eclâmpsia na gestação: ”Nasci mãe no susto”; Confira o que é a doença e seus riscos na gravidez

+++ Rafa Brites está ansiosa por conta de placenta prévia; Saiba mais sobre a condição

SHANTAL CONFIRMA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

A influenciadora Shantal Verdelho confirmou a situação relatada nos áudios vazados, ao G1, e disse que irá recorrer a providências jurídicas em relação ao médico. Neste domingo, 12, a assessoria da influenciadora informou que, por não estar se sentindo confortável, Shantal ficará fora das redes sociais por um tempo. “Após toda repercussão do caso, e por estar com uma bebê recém-nascida, Shantal não está confortável em se pronunciar no momento”.

Publicidade
Nota da assessoria de Shantal
Instagram/shantal

NOTA DO MÉDICO OBSTETRA

Em nota do médico Renato Kalil, foi comunicado que tudo ocorreu sem nenhuma intercorrência. “O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto”

Para completar, o comunicado diz o seguinte: “A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra. O Dr. Renato Kalil é médico obstetra ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente”.

Publicidade