Publicidade

Rafa Brites está ansiosa por conta de placenta prévia; Saiba mais sobre a condição

A apresentadora Rafa Brites está grávida de seu segundo filho, e mostra algumas preocupações com a posição de placenta

Rafa Brites fala sobre placenta prévia – Instagram/rafabrites

Rafa Brites, que está grávida do segundo filho, desabafou em seu Instagram que está ansiosa por estar com placenta prévia. Aos 35 anos, a apresentadora espera a chegada de Leon, e falou sobre preocupações com o posicionamento da placenta na sua gestação: “Você fica pensando ‘será que ela vai subir?’”

Publicidade

A placenta de Rafa Brites está centralizada no canal do parto: “Ali tampa a saída do bebê”. Por conta disso, a apresentadora relatou que no seu caso, alguns médicos recomendaram que ela realizasse um parto cesariano. “Uma coisa que me dá pânico é dizer que eu tenho que ficar de repouso. Mas se tiver que ficar, vou ficar”.

+++ Nanda Costa declara ter sofrido com pré-eclâmpsia na gestação: ”Nasci mãe no susto”; Confira o que é a doença e seus riscos na gravidez

+++ Amamentação! Confira os 10 erros mais comuns nessa hora com o bebê

Rafa Brites fala sobre sua placenta prévia
Instagram/rafabrites

PLACENTA PRÉVIA

Conforme vídeo do canal Prof. Felipe Barros, o médico Dr. João Pedro Basmage explica que o termo “prévia” é utilizado para estruturas que aparecem entre a cabeça do feto e o canal vaginal. “Então, se por ali tem vasos passando por alguma má formação placentária, eu chamo aquilo de ‘vasa prévia’. E nessa situação, tem uma placenta passando por ali, por isso chama-se de ‘placenta prévia’”.

Publicidade

Com o diagnóstico, realiza-se o exame especular para observar se a placenta está na posição marginal, “ainda não recobre o orifício do colo, mas está ali na margem”, parcial ou total.

Essa condição pode ser uma das causas de sangramento na gestação, e possui as seguintes características, conforme o Dr. João:

  • Sangramento progressivo;
  • Surge espontaneamente;
  • Coloração vermelho vivo;
  • Indolor;
  • Não tem relação com o sofrimento fetal. 

Publicidade