Publicidade

Páscoa: especialistas alertam sobre os cuidados com o excesso de chocolate

Saiba como passar longe dos riscos de deixar o sistema imunológico enfraquecido na Páscoa

Especialistas falam sobre cuidados para a Páscoa – Pexels/alleksana

A celebração da Páscoa costuma ser uma alegria: família junta, almoço recheado de pratos que não fazem parte de um dia comum. Com tanta empolgação, a atenção com os cuidados para a saúde acaba ficando de lado, o que pode gerar riscos para o sistema imunológico. Para conhecer e ter esses cuidados tão importantes, especialistas comentam as melhores dicas. 

Publicidade

“É um período farto de doce. Além do tradicional ovo de páscoa, nas celebrações, nos almoços em família, há grande presença de sobremesas como pudim, pavê, bolo, entre outras. Então, há o constante consumo de açúcar, o que não é bom para os dentes. Já que o doce está muito presente, é importante que a higiene bucal esteja sendo seguida a risca, escovação três vezes, após as refeições, fio dental no fim do dia, o uso de enxaguante bucal também é recomendado para evitar que a cárie e erosão ácida ocorram, afirma o dentista Márcio Ramos.

Excesso de chocolate: como o açúcar afeta o pâncreas e leva à diabetes?

“Quando há o alto consumo de açúcar, o pâncreas começa a produzir mais insulina para tentar equilibrar as taxas. Com o tempo, o órgão começa a entender que não será possível sustentar essa demanda excessiva, então a produção do hormônio da insulina decai, entrando numa espécie de falência parcial, o que acaba abaixando a produção do hormônio, mas também pode perder total a produção. Caso isso aconteça, a glicose é encaminhada em larga quantidade para a corrente sanguínea, sendo o processo responsável por causa a diabetes, afirma Henrique Passos, endocrinologista. 

“Além de estar relacionado ao sobrepreso, o consumo excessivo de açúcar pode resultar na agravação das condições de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão em longo prazo e problemas cardiovasculares, causando um comprometimento no bem-estar e na saúde do idoso. O mais seguro é manter o consumo de doce de uma forma controlada e sem abundância, o ideal é que acrescente uma quantidade mínima de açúcar, aconselha Leonardo Leibovici, geriatra e clínico geral.

+++ Kinder Ovo é proibido pela Anvisa, por suspeita de contaminação

Publicidade

+++ E a saúde? Apenas 1 em cada 3 brasileiros consomem frutas e hortaliças

Mas, quais são os benefícios do cacau, componente do chocolate?

Apesar dos conselhos dos médicos para ter uma atenção maior ao chocolate e aos doces, a chocolatier Mirian Rocha relembra os benefícios do componente tão amado. “Ao consumir o chocolate de 70% de cacau, surge a sensação de satisfação bem-estar, tendo uma menor probabilidade de desenvolver a depressão e ansiedade, além de ajudar na concentração do raciocínio. O cacau tem o maior índice de flavonoídes, substância que estimula o bom humor. o cacau é um agente anti-inflamatório e também possui o papel de ser protetor do sistema cardiovascular, por isso, o seu consumo possui diversos benefícios para a saúde”,  afirma.

Publicidade