Terceira dose da Pfizer em crianças aumenta proteção

Segundo a Pfizer, a terceira dose é 36 mais eficaz contra a variante Ômicron

Resultado positivo de terceira dose da Pfizer em crianças – Unsplash/Guido Hofmann

Enquanto muitas crianças estão recebendo a segunda dose da vacina contra covid-19 no Brasil, a farmacêutica Pfizer já anunciou resultados de uma dose de reforço no grupo infantil. Com a análise de 140 crianças de 5 a 11 anos que receberam a terceira etapa, o ensaio na fase 2/3 verificou a segurança e proteção do imunizante.

Publicidade

TERCEIRA DOSE É 36 VEZES MAIS EFICAZ CONTRA A ÔMICRON EM CRIANÇAS

“Os anticorpos séricos induzidos por uma terceira dose neutralizam a variante Ômicron do SARS-CoV-2 nessa faixa etária”, comunicou a farmacêutica. Conforme resultado do ensaio, a eficácia da dose adicional é 36 vezes mais eficaz contra a Ômicron em crianças, em comparação com a segunda aplicação

+++ Subvariante BA.2 da Ômicron se torna dominante em São Paulo e no Rio, diz pesquisa

+++ Fiocruz: Terceira onda de covid-19 está chegando ao fim

O estudo da Pfizer ainda precisa ser revisado por pares, mas, conforme a farmacêutica, os resultados apresentam uma resposta imunológica robusta, o que demonstra “a potencial função de uma terceira dose da vacina na manutenção de altos níveis de proteção contra o vírus nessa faixa etária”.

Publicidade

Com mais de 10 mil participantes menores de 12 anos, o estudo não identificou novos efeitos colaterais. No geral, o imunizante foi bem tolerado. Com os dados, a Pfizer irá enviar à Food and Drug Administration (FDA) uma solicitação para a autorização do uso emergencial da terceira dose no grupo infantil.