Publicidade

Pacientes com câncer devem continuar usando máscara, orienta oncologista

O médico Ramon Andrade de Mello recomenda que, além dos pacientes, os familiares também adotem a mesma postura e mantenham o uso de máscara

Pacientes com câncer devem continuar usando máscara, orienta oncologista – FREEPIK/ wirestock

“Os pacientes em tratamento contra o câncer devem continuar usando a máscara contra o coronavírus. As pessoas que convivem com esses pacientes também devem adotar o mesmo procedimento”, orienta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal.

Publicidade

+++ Farmacêutica recolhe medicamento de pressão alta por risco de relação com câncer

+++ Tireoide pós-parto: entenda como é diagnosticado esse distúrbio

Por que pacientes com câncer devem manter o uso de máscara?

Os pacientes com câncer estão agrupados entre os imunossuprimidos, que necessitam de atenção especial para o uso da máscara, bem como na vacinação. “A falta de vacina para esse grupo pode comprometer a sua saúde e elevar os riscos para o tratamento da doença. Por isso, é de fundamental importância seguir o calendário vacinal”, orienta Ramon de Mello.

A infecção pela covid-19 pode ser grave e até fatal para pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia. “Eles estão com o sistema imunológico sem responder adequadamente às infecções. Por isso, o coronavírus pode comprometer seriamente a sua saúde”, destaca o oncologista.

Publicidade

Entre o grupo de imunossuprimidos estão pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, bem como aquelas com HIV e CD4<350 células/mm3. Os pacientes com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásticas também fazem parte desse grupo.


Sobre Ramon Andrade de Mello

Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

Publicidade