Publicidade

Tireoide pós-parto: entenda como é diagnosticado esse distúrbio

A endocrinologista Dra. Priscila Nascimbeni explica os principais sintomas da tireoide pós-parto

Tireoide pós-parto: entenda como é diagnosticado esse distúrbio – FREEPIK

A tireoide pós-parto é um distúrbio autoimune que acontece no primeiro ano após a gestação e provoca uma inflamação difusa do tecido tiroidiano. Segundo a médica endocrinologista Dra. Priscila Nascimbeni Matos, o problema acomete cerca de 5 a 10% das gestantes e é mais comum em pacientes com outras doenças autoimunes, como diabetes tipo I, artrite reumatoide ou doença celíaca.

Publicidade

“Isso ocorre porque, durante a gestação, o sistema imunológico fica ‘suprimido’, ou seja, as células de defesa se organizam para não combater o bebê, que é um corpo estranho dentro do organismo da mulher. Após o nascimento, essas células voltam a se reorganizar e acontece o que chamamos de ‘rebote imunológico’ e é, neste momento, que as doenças autoimunes podem aparecer”, explica Dra. Priscila.

+++ Hipotireodismo: 25% da população com a doença não tem diagnóstico ou não faz tratamento adequado

+++ Câncer: nutricionista Dani Borges explica como fazer dos alimentos aliados na busca pela cura

SINTOMAS RELACIONADOS À TIREOIDE PÓS-PARTO

Em relação aos sintomas, a especialista comenta que em sua forma clássica, a doença pode causar irritabilidade, palpitações, tremores, insônia, fadiga, intolerância ao calor e perda de peso, seguida de uma fase em que também pode haver alterações de concentração e memória, inchaço, sonolência, pele seca e cansaço.

Publicidade

A endocrinologista ressalta que o diagnóstico é feito em gestantes com sintomas por meio da dosagem do hormônio tireoidiano e, dependendo da gravidade das alterações hormonais, o médico responsável pode receitar um tratamento medicamentoso a fim de controlar os distúrbios apresentados.

Entretanto, a evolução dos quadros tende a uma normalização dos hormônios, embora em alguns casos as pacientes permaneçam em hipotireoidismo. “Além de também ser uma situação com alta taxa de recorrência, isto é, a maior parte das mulheres que desenvolveram tireoidite pós-parto na primeira gestação, terão o mesmo problema em possíveis gestações seguintes”, diz Nascimbeni.


Quem é Dra. Priscila Nascimbeni Matos?

Publicidade

Especializada em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), a Dra. Priscila Nascimbeni Matos também possui título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).