Publicidade

Estresse e alimentação não combinam: saiba como controlar essa relação que, muitas vezes, prejudica na perda de peso

Quando você está estressado costuma descontar na comida? Fizemos uma lista de como lidar com essa situação, confira!

Refeições leves, com castanhas e frutas, podem ajudar – Pexels

Estresse e alimentação parecem não se dar bem. Algumas pessoas, quando estão muito estressadas, descontam na comida e acabam relatando problemas de compulsão. De acordo a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (ISMA), o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse do mundo, onde 70% da população brasileira sofre com ele de alguma maneira.
 
Se você tem problemas com o estresse e alimentação, separamos algumas dicas em conjunto com a nutricionista Carolina Pimentel. Veja abaixo!
 
1.            Beba bastante água
 

Beber água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela ajuda a diminuir o apetite e a compulsão alimentar causada pelo estresse. Você também pode beber chás, que ajudam na hidratação e no relaxamento do corpo.
 
2.            Tenha uma rotina

 
Não precisa pensar até nos segundos certos zpara comer, mas é necessário que você fique atento a sua fome. Além de fornecer a quantidade necessária de energia para o corpo se manter ativo durante o dia todo, a boa alimentação acelera o metabolismo, contribui para o bom funcionamento da mente e para o controle das emoções.
 
3.            Refeições leves
 
Quando estamos muito estressados, tendemos a sair da rotina e não prestar atenção na qualidade ou valor nutricional dos alimentos. Por isso, escolha pratos mais leves, como saladas e carnes magras, e opte por grãos integrais.
 
4.            Tenha lanches saudáveis
 

Para evitar a compulsão, tenha por perto lanches rápidos e saudáveis. Frutas, barras de proteína e castanhas são uma ótima pedida.
 
5.            Ômega 3 na alimentação

 
O ômega 3 ajuda a diminuir a ansiedade e a reduzir os níveis de cortisol e noradrenalina (desencadeadores do estresse). Além disso, ele aumenta as ligações de dopamina (neurotransmissor do prazer), melhorando a tolerância ao estresse.
 
 
 
*Por Isis Fonseca | Fonte Carolina Pimentel, nutricionista Ph.D em ciência da nutrição e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition | Adaptação Isabelly Cristaldo.

Publicidade