Publicidade
Dormir tarde não faz bem para a saúde – Freepik/drobotdean

Você tem o costume de dormir muito tarde? Se sim, saiba que essa prática pode estar prejudicando o seu coração. Inclusive, esse é um hábito bem comum entre os brasileiros. Pesquisadores da Universidade de Michigan, Estados Unidos, mostraram que no Brasil as pessoas dormem depois das 23h30, e acordam cedo, antes das 7h15. 

Publicidade

E não é de hoje que o sono tem sido fonte de muitos estudos. Um deles, realizado pelo UK Biobank – com 38 mil participantes -, apontou um período que pode diminuir riscos de doenças cardiovasculares: entre 22h e 23h. A associação da pesquisa publicada na revista European Heart Journal foi observada por meio do relógio biológico, em que dormir muito tarde reduz o contato do organismo com a luz do sol da manhã, podendo ter efeitos negativos para o organismo.

+++ Ansiedade para dormir? Entenda como isso ocorre e veja maneira de ter uma noite mais tranquila e com qualidade

+++ Que soninho! Feito da maneira correta, o cochilo pode servir como um ‘reset’ ou uma prática complementar; entenda mais sobre 

Pesquisas mais aprofundadas devem ser realizadas para entender melhor a relação, mas outros estudos já apontaram para riscos na saúde em pessoas consideradas “corujas”. É o caso de uma análise publicada na revista Chronobiology International, que indica o aumento da possibilidade de uma pessoa com esse costume desenvolver desde problemas psicológicos até câncer, além da elevação de taxas de disfunção metabólica e doenças cardíacas. 

Publicidade

Os estudos também buscam evidenciar a importância de se ter um sono regulado, o que não é possível para muitas pessoas, como aquelas que trabalham durante a noite, além de muitos outros fatores. No entanto, há a necessidade de ter em mente que dormir é capaz de gerar muitos efeitos no organismo.