Publicidade

Covid ou influenza: como saber se é uma ou se é outra?

O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em grande parte do país; saiba quando é gripe e quando é covid

Covid ou influenza: como saber se é uma ou se é outra? – FREEPIK/ @stories

Após uma forte onda de gripe no Rio de Janeiro, dezenas de cidades brasileiras já estão sofrendo com o surto atípico do vírus gripal em seus habitantes. A epidemia de influenza A – H3N2 vem lotando emergências de hospitais no país e gerando uma preocupação que merece atenção: quando saber se é gripe ou se é covid?

Publicidade

Em tempos de pandemia, quando sintomas como febre, coriza, congestão nasal, dores musculares e dor de cabeça surgem, a primeira doença que pode vir à mente é a covid-19, especialmente com a chegada da nova variante, a ômicron – porém, a gripe deve entrar para essa suspeita.

+++ 5 alimentos para aumentar a imunidade e começar 2022 com o organismo forte

Influenza A – H3N2: gripe precisa de atenção!

A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos e mal-estar e a suspeita é que ela tenha se espalhado por conta da baixa adesão à vacina da gripe no país e pelo relaxamento das medidas impostas para frear a covid-19.

Em entrevista à BBC News Brasil, infectologistas entraram em consenso: não é possível distinguir a gripe ou a covid-19 apenas com base nos sintomas; eles são muito semelhantes. Ou seja, é preciso fazer um teste.

Publicidade

Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e responsável pelo estudo da vacina de Oxford no RS, aponta: “Ambas são causas de síndrome respiratória aguda. Na maioria dos casos de influenza, os sintomas são mais abruptos e na comparação entre as duas, pessoas com covid podem apresentar alterações não usuais tais como paladar e olfato alterados e diarreia”.

“Uma pessoa que tenha sintomas respiratórios, dor de garganta, dor no corpo, com ou sem febre, deve procurar atendimento presencial para realização dos exames confirmatórios. Conforme o que houver de confirmação, será feita a orientação em relação aos sinais de alarme e em relação à orientação dos contatos (quem deve fazer exame ou não) e ao tempo de isolamento”, explica Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

+++ Pós-Natal sem peso na consciência: Personal Trainer passa treino caseiro COMPLETO para iniciantes e avançados

Publicidade

SINTOMAS E TRATAMENTO

As recomendações principais para quem for contaminado pelo vírus são: repouso e hidratação. E, evidentemente, continuar com os cuidados de higiene, já impostos pela pandemia do coronavírus, e evitar contato com outras pessoas, por conta da transmissão.

Segundo a Fiocruz, os seguintes sintomas precisam ganhar uma atenção maior:

– Falta de ar e dificuldade para respirar;

Publicidade

– Dor ou pressão no peito ou estômago;

– Sinais de desidratação, como tonturas ao ficar de pé ou não urinar;

– Confusão mental.

Publicidade

E nas crianças:

– Respiração rápida ou dificuldade para respirar;

– Pele azulada (cianose) ou acinzentada;

– Não tem lágrimas ao chorar (em bebês);

– Vômito acentuado ou persistente;

– A criança não acorda ou não apresenta sinais de interação (fica apática);

– Irritabilidade;

– Febre com erupção cutânea e tosse persistente.