Publicidade

5 alimentos para aumentar a imunidade e começar 2022 com o organismo forte

Nutricionista Dani Borges explica que alimentação é essencial para fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo contra agentes infecciosos

Nutricionista Dani Borges indica 5 alimentos para aumentar a imunidade – Freepik/ @jcomp

A crise sanitária do coronavírus ressalta a importância de um sistema imunológico fortalecido para nos proteger dos agentes patógenos que somos expostos diariamente. Mas para ter um sistema imune forte, é fundamental uma alimentação rica em propriedades antioxidantes e nutrientes que serão como “combustíveis” para o funcionamento das células de defesa.

Publicidade

5 alimentos para aumentar a imunidade

“Os alimentos ricos em vitamina C são os principais fatores para fortalecer as células de defesa do organismo. Como fonte deste micronutriente tão importante, podemos citar o morango, a laranja, kiwi, acerola e também o brócolis“, explica a nutricionista e educadora física Dani Borges. De acordo com a profissional, a dieta é a sua maior aliada para cuidar do seu corpo. 

Outros compostos também são fundamentais para o sistema imune: o ômega 3 favorece a regulação das células de defesa imunológica. Suas propriedades anti-inflamatórias irão auxiliar tanto o sistema vascular, quanto a imunidade” declara a especialista.

+++ Endocrinologista faz alerta para os riscos de seguir dietas milagrosas no final do ano

Além de uma boa alimentação, é importante se atentar ao processo de digestão dos alimentos. Dani Borges alerta: “o intestino saudável impacta diretamente nas barreiras de defesa do nosso corpo. Quando temos uma microbiota intestinal funcionando bem, consequentemente temos uma barreira de proteção aos agentes infecciosos”, sinaliza. Os iogurtes probióticos são indicados para ajudar no funcionamento da flora intestinal.

Publicidade

Segundo a nutricionista, o zinco é um mineral muito importante para a saúde, porque auxilia na ativação dos linfócitos, as células de defesa do corpo. Ela ainda destaca que as oleaginosas são uma fonte natural deste nutriente, com destaque para a castanha-do-pará, castanha de caju e a amêndoa. Além do zinco, essas sementes contêm outros nutrientes essenciais como ferro, cálcio e magnésio.

+++ Dieta sem glúten é realmente mais saudável? Mestre em nutrição responde!

 

Publicidade


Sobre Dani Borges

Publicidade

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.

Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo. 

Como nutricionista, Dani Borges atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.

Publicidade