Publicidade

É verdade ou impressão que orelhas e nariz aumentam conforme envelhecemos?

À medida que os anos passam, a pele perde colágeno, se torna mais frouxa e a cartilagem a acompanha

É verdade ou impressão que orelhas e nariz aumentam conforme envelhecemos? – Pexels

Provavelmente, você já deve ter escutado que quando envelhecemos, nosso nariz e orelhas caem, não é mesmo? Mas, isso é verdade?

Publicidade

Sim! Essa informação confere, só que o aumento de tamanho não tem a ver com crescimento, mas com falta de resistência. À medida que os anos passam, a pele perde colágeno, se torna mais frouxa e a cartilagem a acompanha! 

No caso das orelhas, brincos muito pesados também contribuem para que cedam, principalmente na parte inferior, do lóbulo, a popular “carninha”. Até o furo que é feito nessa região pode alargar, esticar e romper pela tração e o efeito da gravidade.

+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

ESTUDO

Publicidade

À época, o precursor dessa linha de pesquisa era o médico britânico James Heathcote, atual reitor da Health Education England. Ele mediu orelhas de duzentos e seis pacientes entre trinta e noventa e três anos e suas observações foram corroboradas e impulsionaram estudos japoneses publicados em 1996 e uma pesquisa italiana em 1999. Essa última acrescentou que fora as orelhas aumentarem com o passar dos anos, as dos homens seriam ainda maiores do que as das mulheres.

E, de modo geral, todos apresentaram os motivos já citados (perda de elasticidade da pele, ação da gravidade, influência do peso dos brincos), mas também sugeriram que, ao contrário dos ossos, que crescem até por volta dos dezoito anos e estabilizam, a cartilagem que estrutura orelhas —e nariz— continuaria a crescer. Mas hoje são evidências consideradas controversas e vagas.

A pesquisa constatou então que a cartilagem da orelha tem 90% do crescimento até os sete anos de idade. Ela para de crescer, assim como a do nariz, até os vinte e um anos. Então, depois disso, na velhice, é só flacidez de pele devido à perda de colágeno!

Publicidade