Publicidade

Cirurgia plástica: médico comenta aumento na procura por procedimentos estéticos no inverno

Especialista estima em até 50% o aumento dos procedimentos nessa estação, com destaque para lipoaspiração e prótese de mamas

Inverno é uma das épocas preferidas dos brasileiros para cirurgias plásticas – Divulgação

Chegam os dias frios e, na esteira, aquela vontade de ficar em casa embaixo do cobertor, descansando. Mas, para muita gente, esse período mais tranquilo é também a melhor hora para cuidar do visual, bem-estar e autoestima.

Publicidade

O cirurgião plástico Leandro Faustino, especialista que atua em São Paulo e é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, avalia que, nos últimos anos, chega até a 50% o aumento na procura e realização de procedimentos nessa estação. Entre as cirurgias mais concorridas, estão a lipoaspiração, a colocação de próteses nas mamas e a mastopexia, uma espécie de lifting para levantar os seios. 

+++ Inverno registra aumento de procura por procedimentos estéticos a base de ácidos

Alguns fatores contribuem bastante para essa preferência, segundo destaca Faustino. “Um deles é o clima mais ameno, que torna o período pós-operatório um pouco mais confortável, considerando que muitos procedimentos exigem a posterior utilização de cintas ou malhas especiais”, diz o especialista.

“Da mesma forma, a temperatura mais baixa reduz a possibilidade de inchaço e de retenção de líquidos em pacientes propensos a essas ocorrências. Em complemento, há ainda a recomendação de evitar a exposição direta da cicatriz à luz solar, para não causar manchas ou excesso de pigmentação, além do fato de que as roupas mais fechadas permitem maior discrição sobre a realização da cirurgia, nos casos em que essa é uma preferência.”, afirma.

Publicidade

O cirurgião plástico ressalta a contribuição das férias escolares para o maior movimento nas salas cirúrgicas. “Com a rotina um pouco mais calma, muitos pais estão em casa com os filhos, fica um pouco mais fácil para agendar a cirurgia”, aponta Leandro Faustino. “Mas uma das razões mais frequentes é mesmo a distância do verão, é comum os pacientes questionarem se, ao operarem em julho, estarão prontos para viajar para a praia em janeiro e à vontade para mostrar o corpo, já com a aparência desejada”, revela.

+++ Para dar um UP na BELEZA: 5 motivos para se cuidar neste inverno

Acima de tudo, é sempre bom lembrar que o importante mesmo é ser o momento certo para aquele paciente, quando ele está seguro das suas opções, com todos os exames preparatórios em dia e com a possibilidade de dedicar um tempo adequado de resguardo para uma boa recuperação, sempre optando por um médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, conclui.  

Publicidade

Sobre Leandro Faustino

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com residência em cirurgia plástica na UNIFESP, passou parte de sua residência no mundialmente famoso Massachussets General Hospital, da Universidade de Harvard, nos EUA. Dr. Leandro Faustino coleciona especializações em instituições renomadas brasileiras e internacionais que possibilitam que ele realize com excelência mais de 30 procedimentos estéticos e de reconstrução.
É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, possui Mestrado em Cirurgia Plástica pela UNIFESP e pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Estéticos no Hospital Israelita Albert Einstein. Ao longo de sua carreira coleciona prêmios e homenagens, com formação e experiências complementares nos Estados Unidos, em Dubai e na Áustria. É autor de artigos científicos, capítulos de livros e artigos em revistas de grande circulação na mídia. Atualmente, faz parte do quadro médico de renomados hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein e Human Clinic.

 

Publicidade