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Prato colorido sim! Veja os benefícios de 5 tons de alimentos

Elaborar as refeições com opções e cores variadas trazem diferentes nutrientes para o organismo

Jennifer de Carvalho com supervisão de Marina Pastorelli Publicado terça 14 setembro, 2021

Elaborar as refeições com opções e cores variadas trazem diferentes nutrientes para o organismo
Combinação de cores no prato - Pexels/Trang Doan

Uma vida colorida pode nos remeter a sentimentos como alegria e felicidade, mas também podemos relacioná-la com a saúde alimentar. São muitos os benefícios de um prato cheio de cores e opções variadas. Um exemplo é um estudo publicado na revista médica Neurology, no qual aponta que o consumo de alimentos com flavonóides - frutas, verduras e cereais - diminui, em 20%, o desgaste cognitivo em homens e mulheres.

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Sem falar de outras substâncias presentes em vários alimentos. E não é difícil deixar a sua refeição mais colorida: basta começar a implementar tons como roxo, vermelho, branco, marrom e verde! Confira os efeitos dessas cores:

Roxo: A presença de antocianina está relacionada com a fonte de vitamina B1, uma das responsáveis pelo aumento do bom humor e do bom funcionamento do sistema nervoso e coração. Dentre os alimentos dessa cor estão a ameixa, amora e berinjela. 

Vermelho: O pigmento presente nesses alimentos auxilia como antioxidante celular, que é o licopeno. Além disso, há a presença de vitamina C e antioxidantes. Morango, tomate, beterraba e pimentão vermelho são algumas opções. 

Branco: Ricos em cálcio e fósforo, esses alimentos ajudam na manutenção dos ossos e dentes por conta da flavina - substância responsável pela cor branca. A banana, maçã, pêra, batata e cebola são alguns dos componentes da lista.  

Marrom: Vitamina E, magnésio e selênio são alguns dos componentes de alimentos com tons marrons. Além disso, há o auxílio contra a fadiga e possui efeitos antioxidantes e vasodilatadores. Aqui estão as leguminosas, como feijão e grão-de-bico, nozes e castanhas. 

Verde: A clorofila possui presença marcada em alimentos com essa coloração. Além disso, contém vitaminas C e E e luteínas - que preservam a saúde dos olhos. Essa é uma das listas mais conhecidas, composta por espinafre, brócolis, kiwi, agrião, chicória e muitas outros.

Último acesso: 19 Sep 2021 - 04:00:35 (3274).