culinaria   / Frutas na alimentação

Não sabe como incluir frutas na sua rotina? Confira 4 dicas para facilitar essa mudança

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de três a cinco porções desses alimentos por dia

Jennifer de Carvalho com supervisão de Marina Pastorelli Publicado sexta 3 setembro, 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de três a cinco porções desses alimentos por dia
Inclusão de frutas no dia a dia - Unsplash/Julia Zolotova

Banana, maçã, laranja e mamão. Com certeza você gosta de comer uma dessas frutas de vez em quando, não é mesmo? De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), os alimentos citados acima são os mais consumidos pelos brasileiros. 

O memorável turbante de frutas de Carmen Miranda fascinou os olhos do público, mas parece que o efeito não é o mesmo quando se trata de incluir esses ingredientes cheios de nutrientes na alimentação do dia a dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para um adulto, o ideal é consumir de três a cinco porções de frutas por dia. Mas, apenas 24,1% da população do país segue essa orientação. 

Pensar em uma reeducação alimentar, conversar com um nutricionista e passar a consumir mais frutas na sua rotina é essencial para um hábito saudável e repleto de vitaminas e minerais. 

+++ Bolo de Frutas com Castanhas: receita fit e sem açúcar; vem ver

+++ Não sabe o que fazer com a casca da banana? Confira 3 motivos para usá-la na pele

Café da manhã
Que tal iniciar o dia com uma salada de frutas? Essa é uma boa alternativa para começar a incluí-las mais na sua vida alimentar. Basta escolher algumas de sua preferência, misturá-las e acrescentar ingredientes como mel, suco de laranja, iogurte e linhaça. 

Varie as frutas após as refeições
Depois do almoço e depois do jantar, escolha uma fruta ao invés de uma sobremesa cheia de açúcar. A sugestão é que os tipos sejam diferenciados, até mesmo para variar a ingestão de nutrientes. Inclusive, vale combinar alguma fruta com a sua própria refeição, como o abacaxi. 

Vitaminas
Deliciosas e muito saborosas, as vitaminas são uma forma de mudar o hábito. Aqui vale também misturar as frutas e apreciar diferentes sabores. É bom ressaltar que ela deve ser consumida fresca. Mas não se prenda apenas à bebida, pois as vitaminas retiram parte das fibras das frutas por serem batidas no liquidificador. 

Uma opção interessante e que vai garantir muita saciedade e ainda ajudar a aumentar o aporte de proteína no corpo é bater a bebida com uma dose de whey.

Geleia
A geleia natural de alguma fruta, como o morango, pode ser utilizada em um pão ou em uma torrada, por exemplo. É importante que a geleia seja feita sem adição de açúcar. Basta cortar as frutas em pedaços, levar a uma panela até a água ferver e mexer suavemente por cerca de 5 minutos.  
 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 01:19:21 (3234).