culinaria   / Natal saudável

Ceia saudável: nutricionista lança curso temático de receitas natalinas

Além do curso, Thaísa Leal compartilhou opções práticas e saudáveis para comemorar a data

VIVA SAÚDE Publicado quinta 24 dezembro, 2020

Além do curso, Thaísa Leal compartilhou opções práticas e saudáveis para comemorar a data
Ceia de Natal saudável: nutricionista lança curso temático de receitas natalinas - Youtube / Thaisa Leal

Se reunir com a família e amigos ao redor da mesa com uma linda ceia natalina é o momento mais delicioso e aguardado por muitas pessoas durante todo o ano, não é mesmo?

Entretanto, a fartura de alimentos e o consumo sem culpa é muitas vezes um dos principais motivos de arrependimento após o dia 25 de dezembro!

E, pensando em comemorar em grande estilo, com alimentos saudáveis e bem preparados, a nutricionista Thaísa Leal (@lealthaisa) preparou algumas opções para consumir a ceia natalina sem peso na consciência, de forma equilibrada e muito saborosa.

Para quem deseja montar uma ceia completa seguindo o estilo saudável, a nutricionista lançou nesta semana um curso completo com receitas natalinas. Serão várias opções de entradas, pratos principais e sobremesas, como bolinho de lentilha, pastinhas, salpicão, quiche de palmito, arroz natalino, maionese de batata e até mesmo panetone. 

+++ VEJA TAMBÉM: Romã no Natal traz sorte! Tradições, orações e simpatias para fazer na mágica noite natalina

+++ VEJA TAMBÉM: Festival das lanternas gigantes na Filipinas? 6 tradições curiosas de Natal pelo mundo

E, apesar de ser temático, todas as receitas funcionam muito bem para serem servidas também no dia a dia. O curso conta com três módulos e apostila para acompanhar as receitas. Os primeiros inscritos ainda poderão desfrutar de um vídeo bônus. O curso estará disponível para compra a partir do dia 14 de dezembro com preços que variam de R$45 a R$115. 
 
Farofa sem Glúten, Low Carb e Vegana
Ingredientes:

  • Azeite de oliva
  • Cebola média picada em cubinhos
  • ½ xicara de resíduo de leite de coco
  • ½ xícara de amaranto em flocos ou quinoa em flocos ou farelo de aveia
  •  Sal

Opcionais: cenoura ralada, abobrinha ralada, ovos mexidos, banana picada, uva passa, cebolinha, oleaginosas, cheiro verde, alho-poró, tofu defumado.

Preparo:
Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola até ficar douradinha. Acrescente o amaranto em flocos e o resíduo do leite de coco e misture até a farofa ficar crocante e douradinha. Depois, adicione os temperos e ingredientes opcionais da sua preferência.

A receita permite diversas combinações e a nutricionista garante que a receita traz uma opção mais leve para a refeição do que a farinha de mandioca, além de ter muito mais fibras: “a farinha de mandioca não é um alimento ruim. O problema é que normalmente a gente come farofa (que é um tipo de carboidrato) com vários outros carboidratos (arroz, feijão, batata etc.). Eu amo essa receita de farofa porque tem menos carboidrato e é muito saborosa”, complementou Thaísa.
 
Rabanada
Ingredientes:

  • 1 xícara leite vegetal
  • 1 colher sopa de néctar de coco
  • ½ xícara adoçante
  • ½ colher sopa de canela em pó
  • 1 colher sopa de amido de milho

Preparo:

Misture o leite e o néctar de coco em uma panela, em fogo baixo. Acrescente o adoçante, a canela em pó e o amido de milho e misture, até engrossar um pouquinho. Desligue o fogo e deixe esfriar. Molhe os pedaços de pão, cortados em rodelas transversais, dentro da panela. Depois que o pão absorver bem o líquido, leve para a frigideira, untada com um pouquinho de azeite de oliva, óleo de coco ou manteiga. Deixe dourar dos dois lados. Passe os pães em uma misturinha de canela com xilitol triturado e sirva. 

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 01:41:09 (1175).