Publicidade

Festival das lanternas gigantes na Filipinas? 6 tradições curiosas de Natal pelo mundo

Aproveitando esse momento de quarentena que muitas pessoas não estão viajando, vamos compartilhar algumas tradições natalinas ao redor do mundo que são garantia de diversão!

Festival das lanternas gigantes na Filipinas? 7 tradições curiosas de Natal pelo mundo – Instagram / @rolanemiliogarcia

Chega as últimas semanas do ano e parece que o mundo inteiro ganha novas cores, as pessoas ficam mais felizes e a vontade de viajar só aumenta, não é mesmo? 

Publicidade

Esteja você celebrando um evento religioso, como Hanukkah ou Natal, ou uma ocasião mais secular, decerto você tem seus próprios rituais e costumes que marcam essas festas tão especiais!

E, existem vários costumes diferentes ao redor do mundo nessa noite tão especial de Natal! Aproveitando esse momento de quarentena, que muitas pessoas não estão viajando, vamos compartilhar algumas tradições natalinas ao redor do mundo que são garantia de diversão! Confira!

+++ VEJA TAMBÉM: Perda e manutenção de peso: Nutricionista aponta estratégias para não cair no temido efeito sanfona
+++ VEJA TAMBÉM: Para desinchar: 4 sucos detox que auxiliam a perder barriga

Krampus, Áustria

Publicidade

Uma criatura demoníaca que ronda as ruas assustando criancinhas e punindo as malvadas – não, não é Halloween, mas sim o cúmplice de São Nicolau, o temido Krampus.

Segundo a tradição na Áustria , São Nicolau recompensa as bons meninos e meninas, enquanto Krampus sai para capturar as crianças que se comportaram mal, carregando-as dentro de um saco. Na primeira semana de dezembro, garotos vestem-se de Krampus (especialmente na véspera do Dia de São Nicolau), assustando as crianças com sinos e correntes pelas ruas.

Krampus
Krampus, na Áustria 

Duendes Troll, Islândia

Publicidade

Nos treze dias que antecedem o Natal, treze duendes do tipo troll saem às ruas para brincar na Islândia!

Os chamados “Jólasveinarnir” visitam as crianças ao redor do país durante as treze noites antes do Natal. Para cada noite do Yule, as crianças colocam seus melhores calçados na janela e um “duende” diferente deixa presentes para os bons meninos e meninos, e batatas podres para os que se comportaram mal.

Vestidos com trajes tradicionais, os tais duendes são bastante travessos e seus nomes dão a dica do tipo de traquinagem que aprontam. Entre eles os “o “espiador de janelas”, o “ladrão de salsichas” e o “lambedor de colheres”.

Publicidade

Vassouras, Noruega

Possivelmente uma das mais curiosas tradições na véspera de Natal está na Noruega, onde as pessoas escondem suas vassouras. É uma tradição que vem de muitos séculos, quando acreditava-se que bruxas e espíritos do mal saíam na véspera do Natal em busca de vassouras para voarem.

Até hoje, muitos escondem suas vassouras em lugares seguros da casa, para que elas não sejam roubadas!

Publicidade
Vassouras
Vassouras, na Noruega 

 

Acendendo o Menorá Nacional, Washington
O feriado judaico do Hanukkah (ou Chanucá) é celebrado com grande fervor pelos Estados Unidos, com um de seus eventos mais elaborados acontecendo em um palco nacional. Desde 1979, um Menorá gigante de quase 10 metros é erguido nas dependências da Casa Branca pelos oito dias do Hanukkah.

A cerimônia em Washington, D.C. é marcada por discursos, música, atividades para as crianças e, claro, o acendimento do Menorá.

Cavalgada das Luzes, Toronto

Na linda e gelada Toronto, acontece anualmente o evento Cavalcade of Lights (Cavalgada das Luzes), que marca oficialmente o começo da temporada de festas. A primeira Cavalgada aconteceu em 1967 para exibir a então recém construída Prefeitura e a Praça Nathan Phillips.

A praça e a árvore de Natal são iluminadas por mais de 300.000 luzes de LED de energia eficiente, que brilham do entardecer às 23h terminando no Ano Novo!

Festival das Lanternas Gigantes, Filipinas

O Festival das Lanternas Gigantes (Ligligan Parul Sampernandu) acontece todos os anos, no sábado antes da véspera de Natal, na cidade de San Fernando – a “Capital do Natal nas Filipinas”.

O festival atrai espectadores do país inteiro e de várias partes do mundo. Onze barangays (vilarejos) participam da disputada competição para ver quem cria as lanternas mais elaboradas. Originalmente as lanternas eram confecções simples de pouco mais de meio metro de diâmetro, feitas papel de hapon (como o origami japonês) e iluminadas por velas.

Hoje, as lanternas são produzidas com uma variedade de materiais e podem medir mais de seis metros, iluminadas por lâmpadas elétricas que brilham formando um caleidoscópio de sequências de luz!

Filipinas
Festival das Lanternas Gigantes, Filipinas