bem-estar   / Ho, ho, ho!

Romã no Natal traz sorte! Tradições, orações e simpatias para fazer na mágica noite natalina

Tudo para uma celebração melhor em tempos pandêmicos

VIVA SAÚDE Publicado terça 22 dezembro, 2020

Tudo para uma celebração melhor em tempos pandêmicos
Romã no Natal traz sorte! Tradições, orações e simpatias para fazer na mágica noite natalina - Pixabay

O Natal de cada família tem seu detalhe particular que faz dele especial, não é mesmo?

Mas existem algumas tradições, orações e simpatias que são seculares e passam de geração a geração! 

Por exemplo, a tradição de comer peru no Natal não é originalmente brasileira, mas já é consagrada por aqui. Você lembra quantas ceias teve sem a presença desse prato? Difícil, não é?

A prática é adotada de um hábito que se popularizou nos Estados Unidos, de comer a ave na ceia de Ação de Graças. Com o tempo, se tornou símbolo de outras festas, como o Natal.

+++ VEJA TAMBÉM: Perda e manutenção de peso: Nutricionista aponta estratégias para não cair no temido efeito sanfona
+++ VEJA TAMBÉM: Para desinchar: 4 sucos detox que auxiliam a perder barriga

MISSA DO GALO

A missa do galo, por exemplo, é celebrada à meia-noite do dia 24 para o 25 e assinala o nascimento de Jesus. Segundo a lenda, à meia-noite do dia 24 um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio e distribuem os presentes.

PRESENTES

E, a troca de presentes na noite de Natal simboliza a entrega de oferendas ao Menino Jesus pelos Reis Magos, por isso é importante colocar carinho nos presente e dar coisas que tenham significado.

CEIA
A ceia de Natal, também conhecida como consoada, apesar de estar associada a uma tradição cristã, é realizada hoje em dia em quase todo o mundo. Os pratos da ceia variam de acordo com famílias e regiões, mas o seu objetivo principal é igual em todo o mundo: unir a família em volta da mesa de jantar para confraternizar e celebrar um tempo de paz e amor.

ORAÇÕES 

Além do “Feliz Natal” e do “Boas Festas”, você e sua família também podem fazer orações para agradecer e pedir.
 
Reze pelo nascimento de Jesus, para agradecer pela ceia de Natal e para pedir coisas positivas para o ano que está por vir.
 

Pela família: 

“Senhor, diante de teu presépio venho pedir por minha família. Abençoa as pessoas que amo onde quer que estejam. Que dentro de nosso lar habite a confiança de tua mãe, Maria, o zelo de teu pai, José, e a inocência de teu rosto de criança.
 
Afugenta de nossa casa as dores, lágrimas e angústias causadas por tantos Herodes que lutam por matar nossos sonhos de paz. Concede-nos a saúde do corpo e da alma, para que possamos cantar teus louvores a cada dia deste novo ano.
 
Que nossas portas estejam sempre abertas para ti, nas visitas que nos fazes em tantos rostos sofridos. Dá-nos a alegria de tua presença em nosso lar: o maior de todos os presentes possíveis.
 
Abençoa minha família neste Natal, Senhor.
Amém.”

Pela ceia de natal:
“Senhor, reunimo-nos hoje aqui para cear, porque numa noite como esta, há muito tempo, quiseste ser uma criança com nome e apelidos entre as crianças mais pobres da Terra.
 
Abençoa a nossa mesa. Ao menos por uma noite, gostaríamos que o Mundo fosse uma grande Família: sem guerras, sem miséria, sem drogas e sem fome, com um pouco mais de música e muito mais justiça.
 
Que ao menos esta casa, Jesus recém-nascido, acolha a Tua palavra de amor e perdão. Conserva-nos unidos. Dá-nos pão e trabalho durante todo o ano. Dá-nos força e ternura para sermos pessoas úteis que lutem por um Mundo onde haja dias bons e muitas coisas boas como esta em que quiseste nascer entre nós.
 
Senhor, Tu serás bem-vindo a esta casa, até que um dia nos reúnas na Tua.”

SIMPATIA PARA ATRAIR SORTE
Antes de ir dormir na noite do dia 25 de dezembro, pegue um copo com água e coloque 3 pedras de sal grosso e 3 pedaços da planta comigo-ninguém-pode. Deixe o copo sob a cama, na altura da cabeceira e, na manhã seguinte, jogue a água na pia enquanto reza uma oração pedindo sorte.
 
A romã também é conhecida por trazer sorte. Retire 9 sementes da fruta fazendo pedido aos três reis magos. Guarde 3 das 9 sementes na carteira, outras 3 você engole e as últimas 3 que sobraram você joga para trás pedindo sorte.

SIMPATIA PARA ATRAIR AMOR
Corte um papel vermelho em uma tira de 6 x 12 cm, escreva a palavra “amor” e pendure na árvore de Natal. Todos os dias, olhe para a tira e mentalize o que deseja. Quando desmontar a árvore, guarde o papel na sua agenda e mentalize até alcançar seu pedido. Você pode fazer isso com outras coisas, como “felicidade”, “paz” e “prosperidade”.
 
Para atrair o amor da sua vida, logo que acordar no dia do Natal, vá até a porta principal de sua casa, olhe para o céu e abra os braços, dizendo: “obrigada por mais um dia e, por favor, traga a felicidade que o meu coração tanto precisa” e reze um terço.
 
Outra simpatia para atrair amor é pegar uma vela cor de rosa e colocar sobre um pires com um pouco de água e mel em volta. Acenda a vela e reze 7 vezes o Pai Nosso pedindo amor em sua vida. Ao terminar a vela, jogue tudo em água corrente e agradeça.
 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 09:30:31 (1155).