Testeira

Receita fácil e rápida para almoço de Natal: salada de quinoa com peru

A quinua é uma perfeita substituta para o arroz e a farofa, com as sobras de peru compõe um prato leve e delicioso

Raquel Penha e Silva Publicado quinta 24 dezembro, 2020

A quinua é uma perfeita substituta para o arroz e a farofa, com as sobras de peru compõe um prato leve e delicioso
Salada de quinoa com Peru é opção leve para o Natal - Freepik

Nada de trabalho para o almoço de Natal, certo? A receita de salada de quinua com peru é rápida de preparar. Você usa o peito de peru da noite anterior e inclui a quinua, um grão que é fonte de proteínas e fibras e outros nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas do completo B, potássio e magnésio. “Uma ótima substituição para o arroz e farofa, perfeito para uma refeição leve e saudável”, comenta Raquel Penha e Silva, nutricionista da On – Centro de Evolução Corporal. 

Vem ver a receita: 

Salada de Quinua e Peru
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 a 10 porções

Ingredientes
Salada 
100 gramas de quinua em grãos
2 xícaras de chá de peito de peru desfiado
1 tomate picado (ou uma xícara de tomatinhos cereja cortados ao meio) 
1 xícara de folhas de rúcula picadas
½ xícara de azeitonas pretas picadas
Sal a gosto
Lascas de queijo parmesão a gosto
½ xícara de amêndoas em lascas

Molho para a salada
1 colher de chá de mostarda 
½ limão espremido

Modo de preparo – Salada 
Cozinhe a quinua com uma pitada de sal, de 5 a 10 minutos, ou até ficar al dente. Escorra e reserve. Em seguida, em uma tigela, misture o peito de peru, o tomate, as folhas de rúcula, azeitonas. Assim que a quinua esfriar, misture na salada. Finalize com as lascas de queijo parmesão e amêndoas. Sirva.


Modo de preparo – Molho para a salada  
Em uma tigela menor, misture o limão com a mostarda. 

Salada de Quinoa para o Natal
 


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine. Atua em consultório há oito anos, atendendo tenistas, corredores e jogadoras do vôlei feminino, como Camila Mesquita, que joga pela equipe do Minas Tênis Clube, além de atletas do time do Bradesco.

“Além dos esportistas, trabalho com homens, mulheres e crianças, praticantes de atividade física, que buscam mudanças no estilo de vida, melhora na composição corporal, e que querem fazer prevenção e tratamento doenças crônicas e metabólicas", comenta.

Último acesso: 24 Jul 2021 - 00:26:58 (1128).